quinta-feira, 30 de maio de 2013

Voo 2800 VOCÊS SÃO OS ÚNICOS HERDEIROS DO ESPÍRITO ESPECIALISTA!






Rogério Nogueira
2ºSargº MMA
Angra do Heroísmo-Terceira
Açores




 Ilustres e Inesquecíveis Companheiros/Camaradas
 … Gostaria de estar presente no vosso convívio, mas por imperativos profissionais não me é possível a presença física, mui embora a espiritual me sirva de consolo...a não presença neste convívio torna a solidão numa gota no oceano que só olha para si mesma, uma gota que não sabe que é oceano. Vós, amigos sois a outra parte do oceano que a gota procura... Quem afasta a AMIZADE da vida parece que arranca o sol do mundo...
A manutenção destes convívios demonstra competência, planeamento, determinação, espírito de equipa e amor, qualidades essenciais para ser dono do futuro, mas também é preciso ter fé e acreditar. São estas qualidades que fazem de vós verdadeiros e únicos herdeiros do ESPÍRITO ESPECIALISTA, que jamais morrerá.
A lágrima não dói, o que dói é o motivo porque ela escorre pelo nosso rosto...
O instante é a continuidade do tempo, pois une o tempo passado ao tempo futuro...

   Companheiros/Camaradas

 Com estas palavras expresso a dor que sinto não estar junto de vós, certamente que não serei o único, mas certo estou de que ocasiões futuras surgirão.
 Na pessoa do nosso estimado Fernando Castelo Branco e de sua digníssima esposa, directos portadores desta minha mensagem, desejo a todos vós um sereníssimo e contagiante convívio, que certamente, de entre outros já realizados, seja inesquecível e demonstrativo da enorme união que comanda o ESPÍRITO ESPECIALISTA.
Um BEM HAJAM a todos vós.
Cordialmente, com um forte abraço a todos,

 Rogério Rodrigues Nogueira


Voo 2799 SEREMOS SEMPRE UMA FAMÍLIA!




Olindo Oliveira
Esp.MARME (Metralha)
Lisboa





Caro Victor

Quero felicitar-te com grande abraço de agradecimento, pela dedicação e zelo que dispensaste a esta causa tão especial que é servir-nos e, assim, podermos reviver o nosso passado  na Força Aérea.

Legenda: Da esqª/dirª. Eu, Ângelo Ventura (Marme) e Lino Silva (MMA).
Foto:Cortesia do Olindo Oliveira



Quanto a este Almoço para mim foi fantástico, não só pelos "comes" que isso à priori parece  secundário, mas a paisagem envolvente tornou o encontro dos "velhos" e fieis amigos inesquecível, ainda o facto de alguns de nós não nos víamos a alguns bons anos deu para matar as saudades, dos tempos da nossa juventude, as nossas aventuras e desventuras que vivemos na BA - 12. Penso que o tempo não apagará jamais apesar do nosso percurso de vida nos ter dado outras vivências.
Seremos sempre uma família e isso foi patente neste encontro.
Espero se Deus quiser estarmos no próximo ano no Bombarral.

Um abraço de Especialista

Olindo Oliveira
 

Voo 2798 Foram "LÁGRIMAS DE OTA"...





Fernando Castelo Branco
1º.Sargº.MMT
Praia da Vitória-Terceira
Açores



AMIGOS


        Conforme a letra da canção "Memórias do Passado" que ouvisteis em Aguiar de Sousa,(porque a mesma foi escrita a bordo d`um avião no caminho para a América....),esta mensagem que VOS quero deixar para SEMPRE,está a ser iniciada e escrita a bordo de um A319 da TAP, Comandada por um JOVEM Comandante de nome JORGE ALMEIDA no percurso que muitos de nós fizemos, LISBOA/LAJES, a fim de quase todos irem buscar a GUIA DE MARCHA para ÁFRICA, depois de algum tempo termos começado na OTA , "nossa" muito lembrada  BASE(mãe)AÉREA 2-OTA.
        Ao pôr-lhe o titulo,"FORAM LÁGRIMAS DE OTA", foi o abraço que antes  quis dar-Vos, para humildemente "pagar" o CARINHO E AMIZADE que TODOS, ofereceram-me a mim, desde o olhar terno, o aperto de mão, o abraço e até alguns beijos etc... e ás minhas "ESPECIAIS COMPANHEIRAS", que com o ESPÍRITO DE FAP/OTA, também "fardaram-se" como já fizemos á uns dias atrás.
        Realizei o "sonho" de conhecer/rever os Nossos NUNO ALMEIDA,MIGUEL PESSOA, Dona GISELDA,etc, que foram "referências" no Espírito de AMIZADE E SAUDADE, a quando do NOSSO VICTOR BARATA, quis "construir" a BASE ESPECIALISTAS DA GUINÉ, para muitos poucos, além de termos sido muitos, vamos "aterrando" sob o Seu controle e também do Seu Comando, depois de muito por ele carinhosamente constituído, independentemente da Especialidade, Base ou Região Aérea em que prestamos serviço.
        Muitas vezes a pessoas anónimas, tenho tido o gosto de informar a existência da NOSSA BASE, para poderem conhecer as "histórias" de CAMARADAGEM E AMIZADE contadas PELOS que chegaram mais cedo e que nós hoje, depois de termos aprendido muito, ficamos parados atentamente a ouvi-los.
        Foi uma grande ALEGRIA de estar, desta vez graças á "teimosia" do Nosso Comandante VICTOR BARATA, em carne e osso bem perto de VÓS  como faço espiritualmente quando estou deste lado do MAR e não é possível estar presente.
        Na tão rápida passagem, com muito escassez de tempo, deu para abraçar o RAMOS da Mealhada, o LUCIANO GUERRA de Murça, o ÁLVARO MARTINS de Braga, o PAULO ALCOBIA do Estoril e o meu irmão...tudo isto, planeado como nós fazíamos  quando estávamos de reforço  junto á guarita em que em duas horas voávamos muito em sonhos/pensamentos",pela minha muito ESPECIAL MARTA, conforme VÓS a "promoveram", ela também mantém-VOS no coração SEMPRE.
        Tenho a agradecer, porque antes de partir desta "minha" ILHA DE JESUS,TERCEIRA,que também forma as ILHAS DE BRUMA, houve Pessoas que também estiveram junto de nós em pensamento e sem menos desprezar alguém. enviaram uns "miminhos", que infelizmente não deu para todos, ou seja, foram os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, a Junta de Freguesia da Vila de São Sebastião, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Agência de Viagens TOURANGRA etc...


Legenda:
 O inicio do sonho. A bordo do Airbus  A319 da TAP,a 11.000 m de altitude, ansioso pelo vosso contacto.

Foto: Cortesia do Fernando Castelo Branco




Legenda: Confortando o estomago na companhia da minha filha Marta a minha mulher Leta

Foto: Cortesia do Fernando Castelo Branco


Legenda: E eis o momento tão desejado,a chegada ao Encontro! Aqui na companhia do (Esq/Dir) Alves da Silva,Jorge Couto,Eu,Vicente Brás,José Ribeiro e João Carlos Silva.

Foto: Cortesia do Fernando Castelo Branco


         Não queria deixar de abraçar, agradecer e dar os PARABÉNS ao Nosso ESPECIAL BAPTISTA  pela maneira como acarinhou-me a mim e ás minhas ESPECIAIS em AGUIAR DE SOUSA... Realmente as "Ilhas de Bruma" são lindas mas como o texto que demos na Escola Primária, antes de conheceres o estrangeiro conhece o teu PAÍS, realmente foi o que vi e conclui, temos um PORTUGAL Continental muito bonito.
         Nunca poderei também deixar de agradecer á Comissão que organizou o EVENTO, que para mim, também encheu-me o coração. Um bem haja aos três.
         Para VÓS "IRMÃOS FAP", dentro dos "meus possíveis", humildemente  tentarei cumprir como a letra da canção diz,....
A Praia ,Praia da Vitória, de brancas casinhas já não tem sardinhas; mas está mais linda e de braços abertos ao MAR; garças a dançar, fazem-na ficar mais linda ainda;... Por isso venho convidar-vos para voltarem á ILHA, porque ao abraçar-VOS o nosso olhar brilha e a mesa cá na ilha "está posta", e abraçando AMIGOS que temos será sempre o que eu mais gosto porque um dia aprendi na OTA.
         Um forte abraço, para todos os ausentes, estejam aonde estiverem sem qualquer distinção continuarei a ser aquele que um dia "desceu a Serra" e criança, aprendeu a crescer na nossa  FAP.
         Um abraço muito ESPECIAL para o NOSSO COMANDANTE VICTOR BARATA,que NUNCA me largou, mesmo dentro do avião "viu" tudo... OBRIGADO VICTOR.
         Com imenso pedido de desculpas a VÓS, por qualquer acto menos correto que tenha tido, trouxe-VOS no coração e peço como Católico que sou, á Nossa SENHORA DO AR que continue com nós TODOS  por muitos anos.

Fernando C.Branco
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Voo 2797 A VIDA É FEITA DE PEQUENOS MOMENTOS.



José Bento Silva
Esp.MMT
Lisboa


Companheiros Especiais, a vida é feita de pequenos momentos, e são eles que a fazem interessante.
Sem dúvida o momento vivido no último dia 25 de Maio foi para todos nós, e em especial para mim, um desses momentos, que, sendo pequeno se tornou enorme e passou a ser mais um marco na minha vida.
Embora sendo já o 36º encontro, este foi o meu primeiro, e confesso que estava um pouco apreensivo por não saber sequer se ia encontrar algum Especial que tivesse partilhado comigo alguns momentos na Guiné e em especial em Bissalanca, e que eu conhecesse. Mas aconteceu uma agradável surpresa.
Pois bem, o momento tornou-se especial quando em determinando instante vejo passar no corredor do Museu da Lousa, local da concentração, um companheiro que me chamou a atenção de imediato, e como se uma mola me tivesse pressionado,  perguntei : “ Tu és o Simão?”, e após uns breves momentos a resposta surge, e foi a que eu aguardava, era mesmo o Simão. Seguiu-se um sorriso enorme, e aquele abraço que se faz acompanhar de umas palmadas nas costas, e que se dão com todo o gosto. Perguntei por outros companheiros, e logo me foi indicado “ O Menino”, o Ferreira de Castro, que fui abraçar também. Estes rapazes que já não via há QUARENTA ANOS, fizeram-me sentir de novo com 19 anos.
O Menino, esse, eu já não conhecia confesso, e ainda por cima estava apoiado numa canadiana o que o colocava ainda mais longe da imagem que dele guardei, sempre de fato de macaco, pronto para voar, e bem activo. Com ele também recordei alguns companheiros, e surgiu a notícia que ninguém gosta de ouvir, havia dois meses que um dos nossos companheiros de camarata tinha desaparecido, o seu nome “S. António ”. Paz à sua Alma. 
O dia foi passando, o almoço teve o seu início num local bem agradável, e a conversa com outros companheiros foi animando o almoço, sempre recordando alguns episódios que foram colorindo o convívio que jamais irei esquecer.
Para que este momento prevaleça, e possa ser recordado, eis aqui quem quarenta anos depois se encontra, e com grande prazer trocou um abraço que veio dar ainda mais sentido à vida.


Legenda:Pela ordem, o Simão, Eu (Silva), e o Menino.
Foto:Cortesia do José Bento
Já agora e para quem estava menos atento, vejam no piso superior onde o “Comando” do convívio estacionou, como se viveram momentos de alegria e descontracção  Ora vejam.



Legenda:Da Esq/Dir.  Batista,Mário Aguiar,Castro(Menino) e Nuno (Poeta).
Foto:Cortesia do José Bento
A todos sem excepção, e em especial aos que não tive oportunidade de dizer adeus, deixo um abraço.
Quero deixar uma palavra de apreço e agradecimento aos operacionais que conduziram este encontro, pela forma como o organizaram, pelo local que escolheram, e pela disponibilidade manifestada, mostrando que o espírito Especial se mantém.
Estão sem dúvida de parabéns, e muito obrigado.
Um abraço do
José Bento da Silva 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Voo 2796 A VIDA É A MAIS SÉRIA DAS COISAS DIVERTIDAS.





Manuel Pais
Esp.EABT
V.N.Gaia



VIVE A VIDA

"Teimam " os responsáveis do blogue  ESPECIALISTAS DA B.A.12 GUINÉ , proporcionar que a Vida seja fácil , um espaço maravilhoso ,generosa  na contemplação dos anos passados nos mais diversos locais. Este ano,  a realização do 36º encontro excedeu-se ao proporcionar a todos os presentes momentos de rara beleza , amizade , camaradagem e convívio. 



Legenda: Aqui estou acompanhado com o  Fernando Castelo Branco, que se  deslocou propositadamente dos Açores para participar neste encontro. Acompanhou-o a sua esposa Leta e filha Marta.

Foto: Cortesia de Manuel Pais


Legenda: Aspecto geral da sala de refeição.
Foto: Cortesia de Manuel Pais


Mais de duas centenas disseram presente, relembramos todos os outros que pelos mais variados motivos não estiveram presentes. Estes certamente estarão para o próximo Encontros, outros porém, viram de um momento para o outro  a impossibilidade de jamais nos encontrarmos , talvez um dia até Nª Srª do Ar nos acompanhar.
Viver é sempre uma ocasião especial, uma dádiva de nós para nós mesmos , mas nada disso é um jogo. A VIDA É A MAIS SÉRIA DAS COISAS DIVERTIDAS
Gratos por nos permitirem viver a nossa VIDA NA VOSSA COMPANHIA

Um abraço de reconhecimento

Voo 2795 36º ENCONTRO DA BA12



João Carlos Silva
Esp. MMA
Sobreda




Companheiros,

No Sábado, 25 de Maio, pela batuta do Mário Aguiar, Severino Quintas, Manuel Lanceiro e Ferreira de Castro, teve lugar o 36º encontro da BA12 na Quinta da Costa em Aguiar de Sousa. Um belo local propriedade do nosso Companheiro Manuel Batista.
Recanto na Quinta da Costa
Foto: Manuel Pais
Um representativo grupo de Veteranos da BA12, Familiares e Amigos, responderam à chamada e, partindo das mais diversas bases, lá “voaram” estes Veteranos ao encontro dos seus camaradas e amigos para mais uma “missão” de saudade, recordação, amizade e animação.

Autocarro que partiu de Lisboa e entrega de "Bate Estradas" dos amigos NANAMUE
Foto: Nuno Almeida

Levavam consigo aquela ansiedade do reencontro e a vontade de ver, falar, abraçar camaradas, nalguns casos a uma distância de 42 anos. Levavam mensagens de amizade de outros camaradas Especialistas, como por exemplo dos amigos NANAMUE através de alguns exemplares do seu “Bate Estradas”.

Aspecto do espaço exterior onde foram servidos aperitivos e entradas
Foto: João Carlos Silva
Um dia muito bem passado na companhia de amigos de sempre, muito bem organizado e muito bem recebidos na “tabanca” do Manuel Batista.


Aspecto da sala onde foi servido o almoço
Foto: Manuel Pais

Bolo comemorativo do 36º Encontro de Especialistas da BA-12
Foto: Manuel Pais
Dos Veteranos “VCC” aos Veteranos “periquitos” um encontro fraterno, possível pela vivência comum naquela escola para a vida, a Força Aérea Portuguesa.

Trocaram-se “galhardetes”, o Jorge Couto ofereceu ao Museu particular do Zé Especial, do Víctor Barata, um quadro com o FIAT G91 5465, com a sua pintura especial para o Tiger Meet de 1987, acompanhado da revista Mais Alto com o texto explicativo.


Momento em que o Jorge Couto oferece quadro do FIAT G91 a Víctor Barata, para o seu museu do Zé Especial
Foto: João Carlos Silva

No meu caso particular, além do privilégio de me receberem neste grupo, ainda tive o acréscimo de me ter sido oferecido, para memória futura, um aerograma com mais de 40 anos e impecavelmente conservado pelo Cristiano Valdemar, um prato com uma representação dos Veteranos da FAP, pelo José Gomes e várias recordações dos Açores pelo nosso amigo Fernando Castelo Branco. A todos, ficarei sempre reconhecido.



Aerograma
Foto: João Carlos Silva

Foto: João Carlos Silva

Foto: João Carlos Silva
Revendo e relembrando ainda todos os bons momentos passados nesta “missão”, no "debriefing" já se ouvem rumores da próxima, no último Sábado do mês de Maio, algures por terras do Bombarral.

Obrigado a todos pelos momentos vividos e muita saúde para vivermos os que hão-de vir.

 
Até breve.

Saudações Especiais,
João Carlos Silva

Voos de Ligação:
Voo 2794 A Alegria de um Reencontro
Voo 2791 - 36º Encontro de Especialistas da BA-12

Voo 2794 A ALEGRIA DE UM REENCONTRO.






Victor Barata
Esp.Melec/Inst,/Av.
Vouzela





Não me recordo quando nem que é o seu autor, mas certo dia li num livro qualquer esta frase: - “A NOSSA VIDA É UM HISTORIAL DE RECORDAÇÕES.”
Pois de facto assim é,tenho tido muitas e recentemente uma que foi uma verdadeira surpresa.
Terei que recuar no tempo para que a situação seja devidamente compreendida.
No dia 13 de Outubro de 1971,pelas 23:55h,no aeroporto militar do Figo Maduro, embarquei num DC-6 da Força Aérea portuguesa com destino ao aeroporto de Bissalanca,na Guiné para cumprir uma comissão de serviço militar na Base Aérea nº 12 designada pelo mesmo nome do referido aeroporto.
Depois de fazer escala na Ilha do Sal em Cabo Verde, aterramos em Bissalanca pelas 8:00h da manhã.
Desembarquei e quando entro no terminal, de imediato sou abordado por um companheiro Especialista que me pergunta:
- É pá,que especialidade é a tua?
- Sou Melec de Instrumentos e Aviões, respondi eu um pouco interrogado com a sua interpelação, pois ainda estava com a mala na mão e a chegar para a “guerra” e de repente, sem falar com ninguém oficialmente aparece-me este gajo com esta pergunta, com um aspecto de “apanhado do clima”… Agarra-me no braço, ajuda-me a levar a bagagem e no trajecto diz-me:
-É pá eu também sou da tua especialidade e já estou a "lerpar" dois meses de comissão, vais fazer-me um favor, vou levar-te ao Cmt.de Esquadra e tu dizes que me vens substituir.
Acabadinho de chegar, não conhecendo nada, sem me apresentar, quer civil, quer militarmente a ninguém e de repente aparecer este gajo com esta história, fiquei um pouco intrigado e pensativo. Mas ali não dava tempo para pensar em nada que não fosse alinhar com ele. Foi o que fiz, disse-me o nome completo (António…Pratas) e lá me fui apresentar ao Cmt.Esqª. Cap.Ferreira.
Eu que nunca tinha trabalhado com as aeronaves, pois só tinha a teoria dos cursos que me tinham ministrado em ano e meio, ouço dizer-lhe:
-Ok,então o Pratas pode tratar desquite e, virando-se para mim, a partir de amanhã apresentação na linha da frente das DO-27. Fiquei sem pinga de sangue…linha da frente?
Então…não tenho pratica nenhuma e vou para a guerra? O Pratas dava-me toques no sentido de não dizer nada. Bom,saímos e ele nem me deu tempo para tecer qualquer tipo de comentário,disse-me de imediato:
-Não te preocupes que eu ainda cá estou umas duas ou três semanas e vou andar sempre contigo a meter-te na engrenagem.
Sinceramente que pensei de imediato que ao acabar de chegar já estava entalado.
Não,de facto o Pratas cumpriu a sua palavra e posso dizer que,embora não ficasse a saber muito, mas quando ele partiu deixou-me minimamente preparado para o que mais tarde vi a verificar ser o essencial.
Este meu Companheiro deve ter deixado a Guiné em finais de Outubro ou princípios de Novembro de 1971,sem que nunca mais o tivesse encontrado ou soubesse do seu paradeiro,apenas sabia que era do norte do país.
 Mas herdei da FAP uma particularidade muito grande,a AMIZADE E O SAUDOSISMO. Então não me contive enquanto não encontrei o Pratas. Á cerca de dois anos, através das páginas brancas e depois de “bater” a algumas portas erradas, consegui ouvir a sua voz através do telefone.
- Estou,és o Pratas?
-Sou,quem é que fala?
-É o Victor Barata, o gajo que te foi substituir á Guiné.
Depois do diálogo inerente a este tipo de situações, ficou a promessa de nos encontrar-mos rapidamente. Por razões diversas, esse encontro nunca se realizou.

Legenda: Um reencontro após quarenta e dois anos de separação entre mim e o Pratas
Foto: Cortesia do Miguel Pessoa 


Acontece que no passa dia 25,por altura do Encontro dos Especialistas da BA 12 m Aguiar de Sousa, que o destino que numa simples apresentação nos cumprimentasse-mos!
Bom, não sei o que vos dizer. Foi de uma alegria indescritível, foi um correr de contar o acontecimento a quem podia fazê-lo.
No fundo foi um reencontro depois de 42 anos entre dois homens que se conheceram num dia,conviveram 15 e que fizeram uma amizade perdida reencontrada neste dia 25.
Ficou a promessa de, agora sim, nos reencontrar-mos mais vezes.
Um forte abraço Pratas.

Victor Barata




Voo 2793 ACABARAM OS PERIQUITOS.






António Loureiro
Fur.Mil. PA
Figueira da Foz






Dá-me licença senhor Comandante

Aos que passaram pela Guiné







Todo vaidoso
Bem fardadinho
Aproveitando a oportunidade
Para sair do ninho

Aventureiro
Cheio de ilusões
Deu tudo o que tinha
Pelas suas convicções

Ainda meio amadurecido
Lá foi de abalada
Um pouco receoso
Pelo que o esperava

Quando chegou à porta
E o ar quente respirou
Quase que desmaiava
Mas aguentou

Com a camisa colada
E os pés a ferver
Foi de peito feito
Para começar a sofrer

E logo os mais velhos
Com a aparição
Se prepararam
Para a tradição

Tal como o vento
Se espalhou a notícia
Chegou um periquito
Que boa notícia

E assim o prancharam
Com gozo tamanho
Eram as boas vindas
Do seu rebanho

Com o passar dos meses
O bico caiu
Olhando para o espelho
Sem querer sorriu

Finalmente maduro
Também foi chamado
Para pranchar um periquito
Que havia chegado

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Voo 2792 PARABÉNS COMPANHEIROS.

25 de Maio



Carlos Ferreira
Esp.MRÁDIO
Coimbra




26 de Maio



Jorge Narciso
Esp.MMA
Lisboa




João de Sousa
Esp.OPC
Braga





Samuel Girão
1ºSargºMMA
P.Stº Adrião






 
Caros Companheiros,
Desde já queremos apresentar as nossas desculpas pelo facto de não nos ter sido possível não ter apresentado, como habitualmente o fazemos os nossos sinceros parabéns aos nossos companheiros aniversariantes no fim de semana.
Tal facto  deveu-se  ao 36º Encontro do pessoal da BA 12 em que também estivemos envolvidos  ausentes da nossa unidade durante o fim de semana.
Assim,e embora atrasados, endereçamos os nossos sinceros votos de que tenham passado um feliz aniversário na companhia de todos os que vos são mais queridos.
O nosso Companheiro Carlos Ferreira honrando-nos com a sua presença no referido encontro da BA 12,foi agraciado com o cantar de parabéns pelos presentes.  

domingo, 26 de maio de 2013

VOO 2791 – 36º. Encontro de Especialistas da BA-12






Companheiros o 


36º. Encontro de Especialistas da Ba-12, já era.


Em meu nome do Severino Quintas, do Ferreira de Castro e do Manuel Lanceiro, agradecemos a vossa presença, esperando não vos ter defraudado com a organização deste nosso encontro.

Aos nossos companheiros que não poderam estar presentes por doença, aproveitamos para vos informar que tivemos o cuidado de transmitir a todos os presentes a vossa situação, tendo todos nos incumbido de vos enviar o nosso desejo colectivo das rápidas melhoras,

Agradecemos ainda aos que nos últimos momentos não poderam estar presentes, mas tiveram a delicadeza de nos informar, embora lamentando a vossa não presença por motivos de força maior.

Temos um grupo que sinceramente pedimos o favor de terem mais atenção para os próximos encontros, pois inscreveram-se mas não se fizeram presentes por motivos que não conhecemos, e especialmente aos que se inscreveram na viagem do autocarro de Lisboa para Valongo, que pelo número de inscrições contratamos uma viatura maior, com custos superiores, sem necessidade.

Fazendo este pequeno resumo por parte de quem organizou, esperando de coração que tenham gostado, quem esteve presente obviamente, que para o nosso 

37º. Encontro de Especialistas da BA-12, 

que será na zona do Bombarral, tendo como anfitrião môr o nosso companheiro João Manuel Marques Lopes, MMA, no último sábado do mês de Maio de 2014 que será dia 31 do referido mês.


Aproveitando para pedir a todos desculpas por alguma coisa que tenha corrido menos bem, a todos enviamos um grande abraço especial.


Mário Aguiar - Severino Quintas - Ferreira Castro - Manuel Lanceiro

sexta-feira, 24 de maio de 2013

VOO 2790 – 36º. Encontro de Especialistas da BA-12





Companheiros nesta hora a menos de 15 horas de ter início o nosso encontro, desejamos a todos uma boa viagem até ao Museu da Lousa em Campo, Valongo pelas 10H00 e pelas 13H00 na Quinta da Costa em Aguiar de Sousa.

As coordenadas e moradas respectivamente são:

COORDENADAS GPS

Museu

41º 10’ 52.64 N        08º 28’ 36.46 W

Travessa de S. Domingos
Campo
Valongo


Quinta da Costa


41º 07’ 44.44 N        08º 26’ 36.46 W

Av. S. Sebastião
Aguiar
Aguiar de Sousa

Até já

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Voo 2789 PARABÉNS MANEL!






Manuel Lanceiro
Esp.MMA
Lisboa






Bom Dia, Companheiros.
Hoje é dia de aniversário do Manuel Lanceiro.
m nome de toda a Tertúlia, desejamos-te um dia muito feliz na companhia de todos os que te são queridos.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Voo 2788 O ÚLTIMO VOO DO NAZARÉ.






Luís Martins
Esp.MRÁDIO
Ferreira do Alentejo






Caro Comandante e restantes elementos do Comando os meus cumprimentos.
É com profunda tristeza que transmito o desaparecimento de um membro
desta grande família que são os “Especialistas”.
Vitimado por doença súbita fulminante, faleceu no passado dia 17 de
maio, em Sintra, o nosso companheiro João Nazaré dos Santos,
M/Eletricista da 3ª Incorporação de 1972.

A nossa incorporação ao nível de alunos da EMEL está organizada,
mantemos anualmente um Encontro/convívio, este ano, realizou-se na
cidade de Setúbal no dia 18 de maio, ora, o trágico acontecimento do
falecimento surgiu na véspera o que nos impossibilitou a anulação de
tal evento, o mesmo não decorreu de igual forma às anteriores edições,
porque a sua ausência foi notada.
Durante o almoço, prestamos homenagem ao malogrado companheiro e
guardámos um minuto de silêncio, no entanto no futuro, irá estar na
memória sempre presente connosco.
Os ex-alunos fizeram-se representar por um grupo nas cerimónias
fúnebres que ocorreram no dia 19 de maio de 2013, pelas 10,30 horas,
apresentando as sentidas condolências à família, depositando uma coroa
de flores.
Paz à sua alma e que Nossa Senhora do Ar o tenha num bom lugar!

Luís Martins


VB: Em nome de toda a tertúlia endossamos  á família deste nosso Companheiro João Nazaré,as nossas sentidas condolências.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Voo 2787 A APRESENTAÇÃO DO JOSÉ BENTO DA SILVA.








José Bento da Silva
Esp.MMT
Lisboa








Então boa noite Caro Victor,
Tens toda a razão, é de facto a primeira vez que participo, sendo também a primeira vez que vou ao almoço convívio.
Ignorando os procedimentos indicados, cometi a ousadia de vos induzir em erro.
Vou no entanto tentar rapidamente cumprir o dito "RDM" da unidade, e sem demora:
1 - Nome: José Avelino Barriga Bento da Silva
2 - Morada: (já registada)
      
3 - Duas fotos,uma actual(a que nos remeteste como podes ver não tem qualidade,está cortada) e outra militar. 
     De facto esta foi uma emergência apenas e só para me fazer identificar. Quanto a esta parte, podem ser digitalizadas? Se não, como as faço chegar? Pode ser no Almoço?
4 - Data da incorporação: Faço parte desta família: 2ª/72 2ªEsqª 1ªSec.
5 - Posto,Especialidade e unidades por onde andaste.
     Cabo Esp MMT, tendo passado pela OTA, BA1, BA12 e BA11. 
6 - Contares as tuas histórias da vida militar.
     Esta parte é para ir recordando aos poucos.
     Foram quatro anos interessantes (esta incorporação foi a primeira por 4 anos), com algumas peripécias pelo caminho, muita aprendizagem e boa camaradagem, e alguns momentos inesquecíveis. Sem dúvida um dos momentos mais marcantes, aconteceu no dia da minha chegada a Bissalanca, para substituir o companheiro Luciano (se não me engano era do Montijo), o qual terminou com a respectiva "praxe" no nosso Clube.
Abraço do

José Bento

VB: O Zé Bento fez a sua primeira aterragem nesta unidade no passado dia 15 de Maio.
Desconhecendo o  nosso “RDM”,mas atendendo á emergência requerida e confirmada, foi a mesma autorizada sob o compromisso de se apresentar rapidamente.
Assim o fez hoje mesmo.
A pista está á tua disposição para ela voares quando muito bem entenderes, nós cá estamos com os braços abertos para te receber.



Voo 2786 OBRIGADO GONÇALO.


Gonçalo Mendes
Estudante de Arquitectura da Universidade de Évora
Leitor do Blog


Exmos Srs,
 
O meu nome é Gonçalo Mendes, estudante Arquitectura na Universidade de Évora. Pesquisando sobre informação acerca de um antigo brasão da FAP, encontrei o vosso blog, e desde já os meus parabéns e agradecimentos pela valioso e inestimável informação que têm reunido, e colocam à disposição, salvaguardando a memória passada para as gerações vindouras.
Como sugestão, deixo aqui a ideia de fazerem um pdf com toda a informação e fotos do blog, pois a perda eventual da informação coligida e reunida é certamente irreparável, tal como o é a perda de memória dos homens...
Ao nível pessoal, um obrigado por não deixarem de partilhar o que sendo também a história pessoal de cada um, não deixa de ser também a historia de todos nós, e que ainda hoje é muito mal compreendida, entendida e valorizada. Bem hajam.
 Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Mendes

 PS: O brasão sobre o qual estava a pesquisar é o antigo Brasão da Base Aérea Nº4. Tendo como um dos meus interesses, o modelismo, tenho em mente fazer um modelo à escala do SB-17, do Grumman Albatross e do HC-54 operados pela FAP nos anos 50/60 na Base Aére Nº4, "Base das Lajes". Na altura, estes aviões ostentavam um símbolo/brasão da base, diferente do actual, e diferente também do divulgado nos anos 60 em diversas publicações oficiais.
Os dizeres são conhecidos, "Base Aérea Nº 4" e o lema "Para que outros vivam" O pássaro e o salva vidas, são diferentes do brasão da base mais tarde divulgado nos anos 60, e nada têm a ver com o existente actualmente. O fim pretendido, que é a elaboração de uma imagem fiel do brasão, no caso de não se encontrar nenhuma com a qualidade suficiente.


A melhor foto (qualidade/tamanho) que tenho conhecimento da sua aplicação num avião é do site airliners.net:
http://www.airliners.net/photo/Portugal---Air/Boeing-SB-17G-Flying/0190415/L/

Encontrei também uma fotografia de 2007, na sala que creio ser a sala de entrada ou recepção da Base Aérea nº4, que mostra o mesmo brasão, emoldurado num quadro:
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/403910_319139918117207_246725667_n.jpg



O brasão à entrada da Base:
http://picasaweb.google.com/111040861334272876728/BA4?gsessionid=HbaxBwO0c69j1XCZ1O51Qw#5401117232693879858
http://www.panoramio.com/photo/42921901