segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Voo 3041 LIGA DOS COMBATENTES.





Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria







Caros colegas
Muito se tem dito e escrito acerca da falta de reconhecimento pelos ex-combatentes, nalgumas partes do país e, a falta de monumentos, lápides etc.
Sei que a Liga dos Combatentes, com a dinâmica do seu Presidente, Sr.Ten.Gen.Chito Rodrigues, tem implementado no país, através dos seus Núcleos, uma dinâmica para que os seus ex-combatentes, vivos e falecidos, sejam reconhecidos e lembrados, em todo o território nacional e, até no estrangeiro.
 Compete no entanto à Direcção de cada Núcleo ser mais, ou menos dinâmico.
O Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, de que sou sócio há 25 anos, tem sido um pioneiro nessa dinâmica, de reconhecimento e bem fazer aos seus associados.
Desde há vários anos, que as suas Direcções têm sido exemplares, mas cito em especial a actual, presidida pelo Ten. Cor.Infª. Ley Garcia.
Além de se realizarem excursões, tanto em Portugal, como ao estrangeiro, são realizadas várias reuniões-convívio, com magusto, na sua altura, ou almoços  convívio noutras. Que são acompanhados de Fados ou outra música.
Visitam o cemitério de Leiria e, de todas as Freguesias do Concelho onde prestam homenagem aos militares de cada uma delas, que faleceram em combate, em Angola, Moçambique e Guiné.
Em Junho é feita romagem ao Monumento dos ex-Combatentes, com a presença de ex-Combatentes e militares do RAL 4.
Segue-se a homenagem feita pela Liga, em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, que tem como Presidente o Sr. Engº Raúl Castro, também ele um ex-combatente, com desfile dos mesmos  e, com forças militares do RAL4,em parada.
Nesta homenagem, já foi entregue um troféu a cada ex-combatente presente e, no último ano, um Diploma de presença e reconhecimento.
Prestam igualmente homenagem ao soldado desconhecido, no Mosteiro da Batalha.
No que respeita à parte social, tem este Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, prestado serviços relevantes, através de protocolos com empresas, incluindo Farmácias, que oferecem um desconto de 10%, de desconto, bem como muitas firmas, com descontos nas compras e, serviços, de vária ordem e montantes.
 Graças aos diversos protocolos assinados, ajudam os ex-combatentes necessitados, comprovados, com bens alimentares e, os outros bens que necessitem, como móveis, electrodomésticos etc., dentro da disponibilidade.
A título de curiosidade, em 2013, foram assistidas 12 famílias de ex-combatentes necessitados, num total de 23 pessoas, aos quais foi prestada assistência, com várias distribuições, com a maior incidência nas épocas mais festivas, a fim da não sentirem a diferença.
Foram prestadas igualmente 233 consultas de Psicologia e, consultas médicas, uma vez por semana, a um valor de 7,00€ por consulta, que reverte na totalidade para o médico.
Muito mais havia para dizer, mas penso já ter dado uma ideia que o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes é das mais dinâmicas do país.

Fabrício Marcelino




Sem comentários:

Enviar um comentário