sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Voo 3059 MARIA ARMINDA NA "TERTÚLIA DOS COMBATENTES".





Maria Arminda
Ten.Emfª.Paraqª.
Setúbal



ÍNDIA - COMBATER DO OUTRO LADO DO MUNDO

Aproveitando a realização de uma sessão das "Tertúlias dos Combatentes" no mesmo dia do 33º convívio da Tabanca do Centro, um pequeno grupo de camarigos de Lisboa/Setúbel optou por ficar por Leiria e assistir à referida sessão, que tinha como tema a Índia. Esta sessão tinha particular interesse para a Maria Arminda Santos, ainda hoje com fortes recordações dos episódios que viveu nessa época quando da invasão daquele território pelas forças indianas.


A Maria Arminda foi em 1961 uma das enfermeiras paraquedistas nomeadas para o acompanhamento de mulheres e crianças, famílias de militares a prestar serviço nesse território, que estavam a ser retiradas de Goa através de uma ponte aérea que era assegurada pelos TAIP, sendo esse pessoal posteriormente evacuado para Lisboa em aviões da TAP.
Lembrava-se ainda do facto de então ter escapado por pouco de ser feita prisioneira pelas forças invasoras.
A sessão, que decorreu nas instalações da Livraria Arquivo, foi moderada pelo Cap. Lourenço Faria e contou com os depoimentos de Jaime Antunes Pereira Reis e António Borges da Cunha, relatando um a experiência traumatizante de um militar apanhado em plena invasão, o outro focando aspectos da vida interessante passada nos territórios da Índia Portuguesa antes daqueles acontecimentos e, posteriormente, os contactos retomados com os amigos que ali tinham sido deixados.
Da Tabanca do Centro, correndo o risco de esquecermos algum nome, estavam: Maria Arminda Santos, Giselda e Miguel Pessoa, José Seara, Vitor Caseiro, Agostinho Gaspar, Carlos Santos, Paulo Moreno e, claro, o Mário Ley Garcia, da Liga de Combatentes.


No período de perguntas/respostas no final, teve a Maria Arminda a oportunidade de resumidamente descrever alguns dos aspectos que tinham rodeado a sua missão. Lembrámo-nos então de em Outubro de 2011 ter sido publicado no blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné" um texto bastante completo em que a nossa camariga Maria Arminda relatava pormenorizadamente a sua experiência de então.
É esse texto que vamos agora recuperar para publicação neste blogue, com a devida vénia à autora e à Tabanca Grande, que o publicou originalmente.
Embora extenso, optámos por não dividir o texto em partes pois poderia prejudicar a sua leitura.


Os editores 
  
Origem do Voo:
Tabanca do Centro

Voo de Ligação

Sem comentários:

Enviar um comentário