terça-feira, 11 de março de 2014

Voo 3083 DITOSA PÁTRIA QUE TAIS FILHOS DÁS!


EVACUAÇÃO MÉDICA DE TRIPULANTE DO NAVIO LONG GLORY 


EH-101 e C-295 efetuam missão a mais de 600km das Lajes




A Força Aérea e a Marinha através dos seus Centros Coordenadores de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Delgada) e Aéreo (RCC Lajes) coordenaram entre o fim da tarde de ontem e a madrugada de hoje, 24 de Janeiro, a evacuação médica de um tripulante, do navio mercante “LONG GLORY”, que se encontrava a navegar a cerca de 767 quilómetros a norte da Ilha Terceira, Açores.
O pedido de auxílio foi recebido pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Falmouth, Reino Unido, pelas 16H00, horas locais, a solicitar a evacuação médica de um tripulante do sexo masculino, de 26 anos de idade e de nacionalidade Chinesa.  
O MRCC Delgada contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (mar) do INEM, que identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante ferido. Neste âmbito, foi contactado o Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), que empenhou nesta missão os meios aéreos ao seu dispor.
O RCC Lajes planeou, coordenou e controlou toda a operação aérea, tendo enviado para o local uma aeronave EH-101MERLIN, com uma equipa médica do Centro de Saúde da Base Aérea Nº4 (BA4) a bordo, a fim de proceder à evacuação médica e estabilização do tripulante, e uma aeronave C-295M para realizar a deteção inicial da embarcação, acompanhar e apoiar as comunicações entre o helicóptero, o navio e os Centros de Busca e Salvamento envolvidos.
A extração do tripulante foi efetuada com sucesso nas coordenadas estabelecidas pelo RCC Lajes, a cerca de 650 quilómetros a norte das Lajes, pelas 23H40 da noite de 23 de janeiro, tendo as aeronaves EH-101 MERLIN da Esquadra 751 e C-295M da Esquadra 502, aterrado nas Lajes, já na madrugada do dia seguinte, pelas 03H15 e 02H55 respetivamente, onde uma ambulância da BA4 já os aguardava para transportar o paciente e a equipa médica para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.
As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento forte e ondulação de 3,5 metros do quadrante sudoeste.


Origem do Voo:
EMFA


VB: Quem não tem uma ideia do que é uma manobra de evacuação de ferido, no mar e à noite, não deve deixar de ver este vídeo.
Evacuação nocturna a 300 milhas de terra.
Os nossos jornalistas e TV pública deviam divulgar isto e também que qualquer daqueles homens ganha menos que qualquer deles.
Arriscar a vida deste modo e ser mal tratado pelo seu próprio país é uma indignidade vergonhosa.
Com um grande abraço aos companheiros dos HÉLIS.


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