terça-feira, 25 de março de 2014

Voo 3095 UM ANIVERSARIO TRISTE PARA RECORDAR...FELIZ PARA COMEMORAR!





Victor Barata
Esp.Melec/Inst./Av.
Vouzela



Companheiro,
Hoje é o dia 25 de Março de 2014!
Um dia que, já algumas vezes aqui o referi, não ser de meu gosto  recordar.
Um dia que seria para mim igual aos outros, não fosse o retroceder no tempo 41 anos.
Um dia 25 de Março de 1973!
Pois é, Companheiros, nesta data pelo cair da tarde, em pleno voo do Arquipélago de Bijagós, mais propriamente da Ilha de Bubaque para Bissau, vivendo a alegria de um dia “sem guerra”, sou atingido por um “míssil” que me entrou pelos ouvidos dentro, disparado pelo controlador aéreo  da Base Aérea nº12,em Bissalanca.
“O Ten.Pilav. Pessoa foi atingido e perdemos o seu contacto”. (obviamente que não foram estas as palavras emitidas, por uma questão de segurança, mas o significado é o mesmo).
Senti o desaparecimento deste mundo, de um jovem piloto empurrado para uma guerra sem saber do seu significado, de um filho que iria deixar como sua recordação à família o luto, de um companheiro verdadeiramente exemplar em todas as suas atitudes, independentemente de serem subordinados ou superiores, enfim, o luto na família FAP era generalizado.
A noite vivida na base, foi terrível, estou convencido de que se o inimigo nos atacasse, éramos apanhados à mão.
Mas ao romper do dia 26,Deus disse ao controlador aéreo que o Miguel só tinha feito uma “asneirita”, ou seja, tinha ido dormir fora, mas não conseguiu arranjar a companhia desejada de uma bajuda(1) ,pelo contrário, quem lhe apareceu foi o Alf.Comº.Marcelino da Mata(2)!

Bom…bastante renitente em falar com este oficial, pois não era por ele que esperava, sempre aceitou a “boleia”para sair daquele local impróprio para homens como ele.
Mas até aqui o Miguel granjeou a sorte, pois caiu-lhe nos braços para o transportar para junto daqueles que ansiosamente aguardavam a sua chegada à base, uma simpática  EnfªParaquedista,de seu nome Giselda Antunes, que viria a ser, e é, a sua Dignª.MULHER!
Acabou o filme, Miguel!
Já sabes porquê?...
Pois Companheiros, é isso mesmo, é com grande emoção que recordo o dia de hoje em que é assinalado o 41º ano em que, pela primeira vez na história da Força Aérea Portuguesa um piloto foi atingido por um míssil Strela, este mesmo,Ten.Pilav.Miguel Pessoa.

Gostava de estar junto a ti para compartilhar-mos uma taça de champanhe da “tal”garrafa que não abriste naquele dia.
Um abraço do teu sempre amigo


Victor Barata

(1) Mulher nova guineense
(2) Hoje Ten. Cor. Comº Refº. Militar mais condecorado da história das Forças Armadas Portuguesas




1 comentário:

  1. Obrigado pela lembrança.
    Afinal, 41 anos passam num instante!...
    Abraço. Miguel Pessoa

    ResponderEliminar