sexta-feira, 6 de junho de 2014

Voo 3156 O MENSAGEIRO OU O SIMPLES "BATE-ESTRADAS"





Victor Sotero
Sargº.Môr EABT
Lisboa





Meu Comandante:
Permita-me que cumprimente o "Comando", e saúde a "Linha da Frente" e todos os "Zés" que nos vão espreitando por aqui.
O Aerograma era uma carta que se enviava por correio aéreo sem necessidade de sobrescrito. Foi seu autor Fernando Pessoa que também o patenteou.
Ganhou fama durante a "guerra colonial" como meio de comunicação entre as famílias na Metrópole e as tropas destacadas em Angola, Moçambique e Guiné em virtude de ser um meio grátis de correspondência "descoberto" pelo M.N.F. (Movimento Nacional Feminino) e mantido pelo antigo SPM. (Serviço Postal Militar).
Eram simples e modestos. Não tinham limites de palavras e muito menos de sentimentos. Tudo dependia da caligrafia ou das novidades que se contavam.

Em azul, os que serviam os do Continente e seguiam para África tentando ajudar nas lutas da guerra e nos combates doentios da saudade e da ânsia do regresso.
Nem sempre "sabiam" porque eram obrigados a deixarem pais, filhos, irmãos, noivas, os amigos da terra.
Sabiam sim, que os aerogramas eram parte da família que mantinha a ligação.

...João. A "estrela" já pariu.
...Meu querido filho.
...olha, já juntámos dinheiro para mandar arranjar a "tarara".
...A ribeira alagou e já está muito frio.

Havia-os também em amarelo. Partiam para o "puto" sendo utilizados e defendidos sem distinção de patentes ou de postos.
Chamavam-lhes também "bate-estradas" talvez por se tratar de mensagens económicas.
...Meus queridos pais e ...
...Querida Dulce. Que o nosso Fernandinho nunca se esqueça do pai. Peço-te para o ires lembrando.
...Minha querida madrinha.
...Pai. Não se esqueça de pagar a décima.
Saudade, amizade, esperança, desalento, amor, carinho, tudo através do S.P.M.
...Faltam 25 dias. Não sei se vou no DC-6 ou se vou de barco.
...Adeus, até ao meu regresso.
Despeço-me do "Comando", da "Linha da Frente" e de todos os "Zés" que por aqui nos vão espreitando com um até breve.
V. Sotero

Nota.:- Considero o serviço do SPM louvável e de muito mérito.

Em Luanda chegou a receber-se correio do mesmo dia e no A.B.3, de um dia para o outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário