sexta-feira, 6 de junho de 2014

Voo 3158 ABENÇOADO PAI QUE TAIS FILHOS TEM!


Pedro Leal
(Filho do Zé Leal)

Pese embora a cirurgia do meu pai tenha corrido bem, o pós cirúrgico descambou e a situação dele piorou. Está em coma induzido e possivelmente aguardando a falência orgânica. Não perguntem como tudo aconteceu.... Deus sabe quando chega a nossa hora. Se ele feriu algum de vocês durante a vida, em nome dele e em meu nome pessoal pedimos perdão. Não guardem ódio nem rancor, reconheçam nele as qualidades que tinha, e lembrem-se que nenhum de nós é perfeito, e todos nós temos os nossos pecados. Ao terem um bom pensamento por ele, a sua passagem para o outro plano, que eu acredito, será mais suave. Ele viveu de forma simples, e quem o conheceu de perto saberá que nunca foi pessoa de ostentar. Tentou sempre que possível estar ao lado dos que mais precisavam, mesmo que muita das vezes tenha recebido ingratidão como pagamento. Mas tudo isso é para esquecer. Norteou a sua vida pelos princípios éticos e morais que o caracterizavam. Colocou os interesses dos outros à frente dos seus, nunca foi interesseiro nem de interesses. Muitas vezes se cruzou na sua frente a oportunidade de sucumbir à batota e retirar alguns privilégios das suas capacidades e influências. Bastava para isso mudar de partido, passar para o grande grupo dos que ganham sempre….. mas teria de vender a alma, teria de pregar algo em que não acreditava, teria de deixar de ser LEAL. Esta foi a maior herança que nos deixou, a mim, ao meu irmão e à minha irmã. Não comeu crianças ao pequeno almoço, nem deu injecções atrás da orelha a ninguém (pelos vistos tentaram sempre rotular o partido em que ele acreditou e nunca deixou de acreditar). Não foi um negociante do ensino como hoje acontece com alguns. Foi professor por convicção, inspirou milhares de jovens durante a sua carreira, e salvou muitos das garras da decepção e da desmotivação. Ensinou que um homem é um ato, uma palavra é para ser cumprida, e uma responsabilidade assumida. Passou pelo ensino convicto que ensinar não é só transmitir conhecimentos, é também ser amigo, ser um psicólogo, ser irmão, ser pai, ser uma companhia, ser um confidente, ser a ajuda desinteressada e camuflada na maior parte das vezes. Passou a ideia de que cada um vale pelo que é, e pelo que faz. Muito mais tinha a dizer do meu pai…. Mas ele ainda não morreu (hora em que escrevo este desabafo). Ontem, quando fui dar aulas a Ponte de Lima, pensando ainda passar pela piscina de Vila Praia de Âncora para dar o treino de natação, e posteriormente seguir para o Hospital de S. João - Porto, tinha um certo peso na consciência e senti-me um pouco esquisito. Pensava: “estou aqui quando deveria estar junto do meu pai, poderia estar a faltar ao trabalho”. Chego a Ponte de Lima e reparo que os alunos ainda não tinham chegado ao pavilhão. Recebo a mensagem de um deles a informar que havia uma pequena festa na escola e eles queriam ver. Perguntavam se podiam faltar à aula. Era a última aula de avaliação deles. Respondi: Tenho o meu pai a morrer no hospital e não faltei ao meu compromisso para poder terminar a vossa avaliação. Façam o que quiserem. Resposta dos alunos: Estamos a ir professor. O mundo muda-se com exemplos. Penso que naquele momento honrei tudo o que o meu pai me ensinou relativamente aos compromissos que assumimos. Sai de Ponte de Lima e fui a Vila Praia de Âncora para dar o treino. Já no balneário recebo um telefonema do meu irmão a dizer: tens de vir ele vai ser operado e quer falar contigo urgentemente. Anda depressa que já está a entrar para o bloco. Quando entro para o carro recebo novamente o telefonema do meu irmão, a dizer que ia passar o telefone ao meu pai que já estava a ser anestesiado, podia ouvi-lo a reclamar com as enfermeiras a dizer que queria falar comigo, enquanto elas coitadas a quer fazer o trabalho que lhes competia, o iam animando. Posso dizer-vos que não desejo a ninguém o que se passou num telefonema que durou 30 segundos, mas que para mim foram 30 anos. A relação com o meu pai sempre foi boa, sempre reconheci muita preocupação dele por nós, deu o carinho à maneira dele, mas talvez por outros motivos que desconheço, nunca foi um pai que se derretia de beijinhos e abraços. Ele era assim, amava-nos ao seu jeito. Quando falei com ele choramos imenso os dois, demos tudo o que não tínhamos dado um ao outro em quase 40 anos da minha vida. Pedi-lhe perdão por tudo, por não ser um bom filho em algumas alturas, agradeci-lhe tudo o que fez por mim, disse-lhe que foi um excelente e um grande homem, disse-lhe que ele fez muitas coisas boas durante a vida e que tudo isso iria contar em seu abono. Disse-lhe que a mãe dele o estaria a esperar do outro lado, disse-lhe para não se preocupar na “grande passagem” que é como acordar de uma cirurgia. Ele a chorar só me disse: Zé, estimem-se uns aos outros. Nunca vi aquele homem chorar. Acredito no balanço existencial, aquele filme que nos passa pela frente de forma rápida e revemos tudo o que fizemos e não fizemos, as coias boas e más. Sei que Deus orientou o dia para que tudo ocorresse como ocorreu. É importante lavar a nossa consciência antes de partirmos. Para mim foi gratificante, e agradeço a Deus pela oportunidade. Deixo-vos a todos um conselho: reconciliem-se com as pessoas com as quais vocês estão indiferentes, ou digam as coisas que sentem dentro e nunca tiveram a coragem de dizer à pessoa amada. Isso vai acontecer sempre na vida, através do amor ou do sofrimento. Acreditem que é melhor através do amor. Abracem os vossos filhos, dêem-lhes beijos, digam-lhes o quanto os amam, passeiem com eles, brinquem, ouçam os que eles dizem, apreciem todos os momentos que a vida vos proporciona. Vejam o dinheiro como algo importante para sobreviverem neste mundo, mas não vivam este mundo em função do dinheiro. A vida é um fósforo. Ando a dizer há alguns meses que o mundo só muda se nós mudarmos. Ele ainda não partiu, mas para mim renasceu de novo.

VB. Amigo Pedro,deu Deus o privilégio de conhecer a família LEAL á cerca de uns 5 anos! Desde logo me senti em família.
Gostava de vos dizer muito do que tenho para vos dizer,mas,tu Pedro com es missiva…não me deixas…
Espero abraçar o Zé brevemente Pedro.

Sem comentários:

Enviar um comentário