segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Voo 3216 A MINHA IDA PARA A FAP.







Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria




Aceitando o desafio do Joaquim Guiomar, eis o meu primeiro dia, na ida para a Força Aérea.
Raiava o dia 21 de Setembro de 1960,quando o mancebo se pôs ao caminho.
Sou de Leiria,mas nessa altura, vivia temporariamente na Marinha Grande.
Manhã cedo, entrei no comboio, com destino ao Cacém,para me apresentar nesse mesmo dia, no Campo de Tiro da Serra da Carregueira.

Para quem conhece os locais, sabe que fica ainda muito distante.
Uma vez chegado ao Cacém,logo alguém me indicou,a meu pedido, o caminho mais próximo para ir a pé!
Mala às costas e, aí vou eu calcorreando carreiros a subir,alternando de vez em quando, uma estrada estreita, até ao local pretendido,depois de percorrer os cerca de 7 a 8 Km!
Uma vez lá chegado, a fila atingia alguns 200 metros.Finalmente chegou a minha vez, entreguei a guia de marcha e, aí me é entregue o número, que iria substituir a minha, identidade (como a todos nós), durante muito tempo.
A seguir à entrada da porta de armas,estavam lado a lado os comandantes de Esquadrilha.Pelo número, calhou-me a 3ª Esquadrilha,comandada por um Tenente cujo nome não me interessa lembrar.
À retaguarda dos mesmos, encontrava-se a barbearia.Este tenente, brindou todo o seu pessoal, com uma rapadela às cabeças, com pente zero,enquanto os outros, ficavam com uma marrafinha e, cabelo com cerca de 1 cm!
Éramos cerca de 900 e ao ser distribuído o fardamento,não chegou para todos!
Eu e mais algumas centenas de colegas, tivemos de usar a nossa roupa nova e, sapatos novinhos a estrear, durante cerca de 1 mês!
Para a ginástica,as camisolas só algumas centenas é que as receberam,todos os outros,entre os quais me encontrava,nunca soubemos o que foi vestir uma!
Os nossos instrutores, eram paraquedistas e, em Dezembro, no dia do nosso juramento de bandeira,estávamos com uma preparação física invejável.
Seguiu-se o curso na Base Aérea 1, em Sintra e, a partir daí a vida passou a ser outra felizmente.
Um abraço a todos
Fabricio

Sem comentários:

Enviar um comentário