quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Voo 3231 QUARENTA E CINCO ANOS DEPOIS.








Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av
Vouzela




Companheiros,
Faz hoje precisamente quarenta e cinco anos (45) que com dezoito anos de idade deixei a casa dos meus pais para me dirigir á estação de Stª Apolónia, em Lisboa, com a finalidade de tomar o comboio que me levaria até V.F.de Xira, conforme a guia de marcha que dias antes me foi entregue pelo DRM (Distrito de Recrutamento e Mobilização 1),penso assim se designar á época o serviço que superintendia esta área.
Ali chegado, aguardava-me os autocarros da Base Aérea nº 2 que nos transportou até aquela unidade.
O trajecto foi feito sempre na expectativa do que ia encontrar, pois não tinha noção alguma sobre o local onde iria iniciar a minha vida militar,
Porta de Armas da BA2!
Que mundo estranho,os militares de serviço olhavam-me como querendo dizer “ Anda cá recruta,aqui é vais ver o que é vida.”
As boas vindas foram  dadas pelo barbeiro,máquina 0 e…tudo o barbeiro levou!
Nunca me tinha visto com este novo visual,se não era bonito,até fiquei com algum receio que a “miúda” me despacha-se logo no primeiro fim de semana que me visse.
Seguiu-se a distribuição de fardamento. Camisa de popeline azul (Linda,ainda hoje gostava de ter uma.),fatos de macaco,farda de saída (pelo de rato) sapatos e meias. Tudo isto acompanhado por um sobretudo que tinha o tamanho XXXL !
O grande momento,a confraternização de todos que a partir daquele dia irão fazer uma vida em comum durante três meses no mínimo.
Valeu a pena Companheiros.
Obrigado a todos vós que me ajudaram a ser o HOMEM que  hoje me orgulho de ser.

Um abraço.

Victor Barata 

1 comentário:

  1. Naquela declaração só não gosto do ... «presta serviço militar OBRIGATÓRIO ...»

    ResponderEliminar