segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Voo 3234 "OS HOMENS NÃO MORREM"

Mário Gaspar
Fur.Mil.Exércº



Caro Camarada,

        
 Eu, Mário Vitorino Gaspar, Ex-Furriel Miliciano, Atirador de Artilharia e com a Especialidade de Minas e Armadilhas da Companhia de Artilharia 1659 – CART 1659 (ZORBA), com o lema “Os Homens não Morrem”, fiz a Comissão de Serviço Militar em Ganturé e Gadamael Porto, na Guiné de JAN67 a OUT68. 
         Convido-te a estares presente na Apresentação do meu Livro "O Corredor da Morte" de Mário Vitorino Gaspar, no dia 28 de Outubro pelas 15H00, no Auditório Jorge Maurício da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), no Edifício ADFA na Avenida Padre Cruz, em Lisboa, após o Estádio do Sporting de Portugal e depois do Instituto Ricardo Jorge.
        
         Nesta Apresentação  
         Composição da Mesa:
            – Preside a Mesa o Presidente da Direcção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), Comendador José Eduardo Gaspar Arruda;
            – A Apresentação do Livro vai ser feita pela Professora Ermelinda Caetano e
            – Mário Vitorino Gaspar como Autor do Livro.
No Capítulo do Livro: “9. O Rebentamento Durante o Batuque”, o autor descreve este trágico atentado contra a população. Viveu de perto, e continua a rever este drama e descreve-o com o coração. Para quem tenha dúvidas:  

Na História da Unidade consta:   

“Não queremos também deixar de assinalar neste Relatório um facto que nos causou profunda impressão e desgosto, já pelas consequências que dele resultaram, já porque apesar de todos os esforços desenvolvidos pelas autoridades e civis, não lográmos vê-lo esclarecido inteiramente para apuramento das responsabilidades e aplicação da Justiça. Trata-se do atentado cometido em Ganturé, contra a população, em 4 JUL 67, através do lançamento de uma granada que explodiu durante um batuque de que resultaram dez mortos e cerca de vinte feridos”.


O que se encontra aqui descrito pode ser lido na História da Unidade – da Companhia de Artilharia 1659 – CART 1659

Arquivo Histórico Militar – Largo dos Caminhos de Ferro
1100-105 Lisboa
Telefone Civil: 218 842 566

3 comentários:

  1. Fiz uma pergunta, e nenhum comentário, mas sou Mário Vitorino Gaspar, autor do Livro "O Corredor da Morte", e custa-me imenso pronunciar sobre esse atentado, porque foi mesmo um atentado contra a população civil. Estava lá... Vi muito sofrimento, vísceras nas mãos. Mortos e feridos. No Livro "O Corredor da Morte", conto que assisti, mas se pretendem algum esclarecimento sobre o assunto é dizerem.
    Mas gostava de lhes perguntar o que sabem sobre a "Operação Revistar". Se algo pretendem de mim é só dizer.

    Cumprimentos
    Mário Vitorino Gaspar

    ResponderEliminar
  2. Enviei um E-MAIL e não segui

    especialistasdaba12@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Enviei um Texto para: especialistasdaba12@gmail.com
    Não obtive resposta

    ResponderEliminar