terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Voo 3296 FALECEU O COR.PILAV. JOSÉ MORAIS DA SILVA








Coronel José Alberto Morais da Silva, como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
Morreu, a 29 de dezembro de 2014, o Coronel José Alberto Morais da Silva.
O Coronel Piloto-Aviador José Alberto Morais da Silva nasceu em Lisboa, a 21 de setembro de 1941.
Ingressou no Curso de Ciências Militares (Pilotagem Aeronáutica) da Academia Militar em 1960, tendo sido brevetado em julho de 1964.
Entre 1963 e 1969 esteve colocado na Base Aérea N.º1 (Sintra) e na já extinta Base Aérea N.º 2 (Ota). Em 1969 é colocado na Base Aérea N. º5 (Monte Real), onde completou o Curso Operacional na aeronave F-86F, em 1970.
Entre 1970 e 1975 esteve colocado na também já extinta Base Aérea N.º12 (Bissau, Guiné-Bissau), onde foi Comandante da Esquadra 121, na Base Aérea N.º5, Base Aérea N.º1 e novamente na Base Aérea N.º5. Em 1970 qualificou-se também na aeronave Fiat G-91/R4.
Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea, na já extinta Escola Superior da Força Aérea, no ano de 1974.
Assume o cargo de Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, sendo para o efeito Graduado no posto de General, a 12 de março de 1975. Permanece no cargo até 09 de janeiro de 1977.
Cessada esta função, retoma a sua carreira de Piloto-Aviador em 1977, tendo sido colocado na Base Aérea N.º6, Montijo, como Comandante da Esquadra 301. É promovido ao posto de Tenente-Coronel no mesmo ano.
Em 1980 é colocado no então Comando Operacional da Força Aérea, atual Comando Aéreo (em Lisboa). A 22 de dezembro de 1982 é promovido ao posto de Coronel, no qual permanece até à passagem à reserva, em fevereiro de 1992. Passa à reforma em fevereiro de 1997.
Na sua folha de serviço constam condecorações nacionais como a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos, a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar e a Medalha Comemorativa das Campanhas.Foi também condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco (Brasil) e como Comendador da Legião de Mérito (Estados Unidos da América).
O  efectivo da Blog, expressa as suas condolências pela morte do Coronel Morais da Silva, dando uma palavra especial de apreço à sua família e a toda a família militar e aeronáutica.
O Corpo estará em câmara ardente a partir das 17 Horas de hoje na Igreja de S.João de Deus (Praça de Londres),em Lisboa e o funeral realiza-se amanhã pelas 14h


2 comentários:

  1. Tive o privilégio de conviver e voar com este Companheiro.Um verdadeiro AMIGO,de todos independentemente da patente que ostentassem.
    Deixo aqui as minhas sentidas condolências á família.
    Victor Barata

    ResponderEliminar
  2. Um contacto tardio com a noticia e impedimentos vários não me deixaram prestar presencialmente a homenagem sentida a um homem, com quem convivi por periodo alargado na linha da frente dos T-37 em Sintra e já mais fugazmente em Bissau, de quem naturalmente se gostava.
    Que melhor sitio para lhe prestar este tributo, que neste espaço de desinteressada partilha muito ao estilo da sua frontal e genuina simplicidade.
    Á familia comungo também o meu sentido pesar
    Jorge Narciso

    ResponderEliminar