sábado, 24 de outubro de 2015

Voo 3418 ...SEM ELES OS PILOTOS NÃO TINHAM CONDIÇÕES...








Alfredo Cruz
Gen.PILAV.
Lisboa







Ao ler um artigo partilhado pelo Manuel Barreto e do meu grande amigo João Fonseca não resisti a transmitir algumas impressões minhas, como combatente e militar da Força Aérea Portuguesa
Durante a minha longa carreira na Força Aérea sempre transmiti aos meus pilotos que, sem o pessoal de apoio, era impossível cumprirem a sua missão. Desde o cabo da polícia aéreo de serviço à porta de armas ao cozinheiro, passando pelos soldados, cabos e sargentos de tantas outras especialidades (armamento, abastecimento, material aéreo, controladores, meteorologistas, apoio administrativo, etc) todos contribuíam e contribuem para a missão da nossa Força Aérea, sem eles os pilotos não tinham, como continuam a não ter, as condições mínimas para cumprirem as suas nobres missões a bordo dos diferentes aviões e helicópteros.
Mas … há sempre um mas - acabava sempre por afirmar que no fim da linha eram e são sempre os pilotos e outros tripulantes que põem as suas vidas em risco e por isso são uma elite. Dizendo isto também quero afirmar que os pilotos, estando conscientes desta realidade, devem ser humildes e nunca desconsiderar todos aqueles, que de uma forma humilde e na sombra cumprem exemplarmente as suas tarefas, muitas das vezes sem qualquer horário de trabalho com a disponibilidade de 24 horas. Ontem, durante a guerra em África, esta foi a realidade sempre presente que conduziu a uma enorme coesão entre todos os elementos da Força. Hoje esta realidade continua presente, como aconteceu no Kosovo, no Chad, em Timor leste, no Afeganistão, e outros tantos lugares onde a nossa Força Aérea tem estado presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário