domingo, 12 de fevereiro de 2017

Voo 3508 CERIMÓNIA DE ENTREGA DO F-84G THUNDERJET AO MUSEU DO AR, EM 23 DE JUNHO DE 2016






Paulo Moreno
Sold.Fotog.FAP
Embra
Marinha Grande


UM DIA DE FESTA

Depois de mais de 3 Anos de restauro do F-84G Thunderjet, um trabalho chefiado pelo Sarg.-Ajudante Albano Torres,ficaram assim reunidas as condições, para que o primeiro avião de jacto militarem Portugal, venha a ocupar o seu merecido lugar no Museu do Ar. A Cerimóniaveio mesmo a juntar, osPilotos e Mecânicos mais antigos da grande Família FAP.
Logo cedo e na sala de embarque do AT-1, pude presenciar o grande dia que iria testemunhar, pois consegui fotografar alguns dos Veteranos que com grande entusiasmos se reencontravam, e que encontros.
Podemos ver juntos dois Pilotos da BA-9 Esq. 93 Magníficos, Sr.  Cmdt. Perestrelo e Sr. Cap. Fernando Moutinho; na mesma foto pudemos ver o Sr. Gen. Carlos Perestrelo.

Noutra foto pudemos ver o Cmdt. Lopo e o Sr. Cap. Fernando Moutinho, FALCÕES fundadores, e uma foto tirada da carteira do Sr. Cmdt. Lopo, dos velhos tempos.


 Era chegada a hora do embarque no C-130 com destino ao AM-1, um voo rápido. 


Já na chegada os convidados foram recebidos pelo Sr. Cmdt. do AM-1, Coronel Carlos Páscoa.


Testemunhei mais alguns encontros, de gerações diferentes mas ligadas entre si... novamente o Sr. Cmdt. Lopo e o Sr. Cmdt. Victor Silva num abraço espontâneo de quem não se via há muitos anos. 




De seguida uma visão muito rara pois actualmente só temos três pilotos vivos que fizerem parte da “Operação Atlas 1961”, os Cmdts. Lopo e Rui Cunha juntos novamente nesta cerimónia.





Mais uma curiosidade desta cerimónia, podemos ver dois dos primeiros mPilotos dos A-7P Sr. Gen. Pinheiro e Sr. Cmdt. Victor Silva, este o primeiro Falcão-Mor da Esq. 302.




Tempo para também apreciarem o polo museológico do AM-1 e, chegada a hora de ocupar os lugares para dar início à cerimónia de entrega do F-84G, depois de se destapar o F-84G, desvendado o beíssimo avião e o bom trabalho de restauro, houve um tempo para quem quisesse intervir. 






Podemos ver uma das intervenções feita pelo Piloto de F-84 Sr. Cmdt. Pardal, também Falcão fundador.





De seguida todos puderam apreciar o F-84G mais de perto...








Tive então mais uma vez o privilégios de fotografar mais um momento, que não podia passar em branco: Na frente deste do F-84G que era o N.º 5187 o avião reserva dos “DRAGÕES” encontrei em plena contemplação do F-84G os elementos ainda vivos da grandiosa Patrulha Acrobática Os “Dragões”, o Sr. Gen. Lemos Ferreira e o Sr. Cap. Fernando Moutinho, que trazia mesmo uma camisola do seu F-84G dos “DRAGÕES”. Na foto podemos ver ainda outro Piloto que passa, o Sr. Francisco Afonso.







Seguiu-se um almoço convívio de pé, com direito a um bolo representativo duma cerimónia que cedo se tornou numa festa de família, a grande família FAP.









Paulo Moreno





















Sem comentários:

Enviar um comentário