terça-feira, 10 de julho de 2018

Voo 3533 DIA DA BASE ABERTA NO AERÓDROMO DE MANOBRA Nº1



O Aeródromo Militar de Ovar foi projetado na década de 1950 - em plena Guerra Fria - para proporcionar facilidades suporte a aviões de patrulhamento marítimo da NATO. A sua construção iniciou-se, por fases, em 1957. Inicialmente, era designado como Base Aeronaval do Norte de Portugal. A partir de 1963 passa a ter a designação de Aeródromo de Manobra N.º 1. A conclusão da sua construção dá-se em 1966.
O Aeródromo Militar de Ovar é uma base aérea de recurso operacional da Força Aérea Portuguesa e da NATO, localizada na freguesia de Maceda, concelho de OvaremPortugal. Tem a designação oficial de Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1), sendo também designada Instalações da NATO de Ovar (INOVAR). Uma vez que se situa no concelho de Ovar, entre Maceda e Cortegaça, é frequentemente referida na comunicação social alternativamente como "Base de Ovar", "Base de Maceda" ou "Base da Cortegaça".
O Aeródromo não tem meios aéreos atribuídos de forma permanente, mas encontra-se aí estacionado um destacamento de busca e salvamento da Esquadra 552, equipado com helicópteros Alouette III.


Sem comentários:

Enviar um comentário