domingo, 16 de dezembro de 2018

Voo 3481 COM UM TIRO,DESCOBRIMOS E CAPTURAMOS UMA AMBULÂNCIA.







Duarte Príncipe
Cap.Pil.Av.
Lisboa





Decorria o mês de  Fevereiro de 1974 e como já era habitual , encontravam-se em destacamento três meios aéreos na povoação de Nova Lamego ( Guiné Bissau )com o objectivo de apoiar a zona leste do território . Normalmente este  posicionamento de meios era constituído por dois helicópteros A-III e um DO-27. A nordeste desta localidade ,  decorria a operação  " Gato -Zangado " ,chefiada  pelo Marcelino da Mata acompanhado dos  seus " muchachos "no pressuposto de interceptar e capturar material  de guerra a elementos do PAIGC  que vinham fustigando a aldeia de Copá havia já algum tempo . 
Como decorria esta operação , o destacamento foi reforçado com mais um meio aéreo ficando assim o destacamento com mais um helicanhão .
Sem conseguir lembrar o dia , fomos solicitados uma bela manhã para apoiar os COE comandados pelo Marcelino da Mata , supostamente a ser atacado por elementos da guerrilha com grande intensidade de fogo .
Por ser uma operação em zona complicada , descolamos para a posição indicada pelas forças em terra, com os dois helicanhões ( Principe +Cardoso ) e (Raul Coelho +Oliveira ) para que o apoio decorresse de forma eficaz o que aliás aconteceu  , porque assim que chegamos ás coordenadas indicadas o tiroteio parou imediatamente depois de fazer alguns disparos para acalmar os rebeldes .
Após um reporte positivo das forças terrestres , decidi dar umas voltas mais largas para intimidar mais alguém que quizesse fazer estragos .
Foi durante uma destas voltas que nos deparamos com uma silhueta estranha ,e que nos pareceu á primeira vista uma Panhar idêntica ás que o nosso exército possuía .
Depois de algumas manobras á vertical , pedi ao Cardoso para fazer um tiro,  com o intuito de acalmar algum " meliante " que estivesse por perto e com vontade de nos " abonar ".
Para grande surpresa nossa , como o tiro bateu relativamente perto do alvo , levantou-se o camuflado, pondo assim a descoberto a tal silhueta  que mais não era que uma ambulância , por sinal muito parecida com as antigas Comet de fabrico inglês .
Depois disto , em contacto com o grupo do Marcelino , foi-lhe dada orientação por mim para o local que se encontrava em território Senegalês bem encostado á fronteira que dividia os dois países . 
A tarefa de recuperação do veículo não se apresentava fácil , porque a vegetação era densa em direcção á nossa fronteira e era necessário transpou-la o mais rapidamente possível para evitar surpresas ou encontros indesejados .
Para isso, foi necessário munir o grupo com uma moto -serra e combustível , que o Raul Coelho tratou de ir buscar a Nova Lamego , enquanto eu continuei a dar protecção ao grupo , não fosse o diabo tecê-las .
Quando o Raul chegou com o tão desejado equipamento , ficou ele a dar protecção á rapaziada, enquanto eu voltava á "rasquinha " de combustível para Nova Lamego para abastecer e substituir o Raul Coelho que também já estava perto do " bingo " , ou seja , no limite de combustível .
O resto,foi uma alternância entre os dois na protecção ao Marcelino que durou até ele conseguir chegar á picada e prosseguir depois duma forma mais rápida com destino a Piche onde a ambulância  permaneceu até ser enviada para Bissau dias depois .
Esta tarefa terá demorado seguramente parte de toda a manhã , entrando pela tarde até estarmos todos num estado de esgotamento apreciável .
Curiosamente , descobri  no FB , o MMT do Exército ( Amilcar Ventura )que conduziu o veículo ao longo de todo o trajecto . Infelizmente não consigo as fotos que me enviou durante o nosso diálogo , porque ele desistiu de ser facebokiano e eu não guardei a preciosidade que as fotos representavam .
 Como a " seca " vai longa , espero ter esclarecido uma dúvida antiga , que atribuía o " achamento " da ambulância apenas ao Marcelino , não tendo contudo a intenção de chamar o sucesso da operação apenas para mim , pois o resultado positivo do que descrevo, deveu-se a todos os envolvidos .

Um abraço 

Duarte Principe 


Sem comentários:

Enviar um comentário