quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Voo 3483 OS VAPORES DO JP4.





João Carlos Silva
Esp.MMA
Sobreda
Lisboa



Quase que intoxicado pelos vapores do JP4, tirou a cabeça do compartimento do motor e olhou atónito.
- O quê?!
- É isso mesmo, vão levar os FIAT para os Açores e não há lá ninguém que perceba disto, temos de ir nós daqui.
A notícia corria célere na Esquadra 301, parece que tinha sido decidido superiormente o envio de uma parte dos FIAT G-91 da Base Aérea nº6, Montijo, para a Base Aérea nº4, Lajes. Seriam feitos destacamentos de 2 ou 3 meses até se vir a constituir uma nova Esquadra. O que viria a acontecer em 1981 com a criação da Esquadra 303 Tigres “Em Quaisquer Outras Guerras Que Aconteçam”.
Assim, em Agosto de 1980, foi constituído o primeiro destacamento de FIAT G-91 R/4 com destino à Base Aérea nº4, Lajes – Terceira – Açores.
Confortável com a equipa criada…. Começou a mentalizar-se. No dia da partida para as Lajes, apanhou boleia do seu Pai até ao Aeródromo de Trânsito nº1, no Figo Maduro, contíguo ao aeroporto de Lisboa, onde iria embarcar no Hercules C-130 da Esquadra 501 Bisontes.
Nem tudo era mau, o mecânico de dia e que iria dar saída ao Hercules era o seu vizinho e amigo de infância, Jorge Heitor. O Jorge tinha a mesma especialidade de Mecânico de Material Aéreo, mas, era da incorporação anterior, da 2ª/78. Despediram-se com um forte abraço, até breve.
- Jorge, toma lá conta da nossa praia, até ao meu regresso…
Disse, emocionado com aquele afastamento da sua zona de conforto.


Sem comentários:

Enviar um comentário