domingo, 17 de fevereiro de 2019

Voo 3499 AW 110 "KOALA" ATERRARAM NA BASE AÉREA Nº11,EM BEJA







Alfredo Cruz
Ten.Gen.PILAV
Lisboa








Ontem, dia 16 de fevereiro de 2019, constituiu-se como um dia histórico para a Força Aérea Portuguesa. Uma parelha de helicópteros AW 119 “Koala” aterraram na Base Aérea N. 11 de Beja.
Depois de 56 anos e mais de 300 mil horas voadas em Portugal, em Angola, na Guiné Bissau e em Moçambique, os helicópteros Alouette III preparam-se para fechar uma história inesquecível de enorme sucesso e fama na Força Aérea, nas Forças Armadas Portuguesas e em Portugal.
Os Helicópteros “Koala” são os dignos sucessores desta “Máquina” fabulosa que foi o Alouette III.
Os Alouette III foram um marco fundamental na história da Força Aérea e na Aviação Militar em Portugal. Talvez o mais importante no seu historial, feito em grande parte durante a guerra em África, foi a marca profunda na memória e no imaginário de um milhão de combatentes durante os anos que apoiou a guerra através de operações de assalto, transporte logístico e na execução missões de evacuação sanitária.
Para melhor compreender a espantosa história e a longevidade destas aeronaves, aconselho a leitura de dois importantes livros que contam em detalhe a história do Alouette III em Portugal.
50 Anos Alouette III Na Força Aérea. De André Garcez e Alexandre Coutinho
História das Esquadras de Helicópteros da Força Aérea Portuguesa. 
De Luís Palma de Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário