terça-feira, 9 de julho de 2019

Voo 3545 COMEMORAÇÕES DA SERRA DO CARVALHO.






Augusto Ferreira
Esp.Melc.Inst/Av.
Coimbra






Comemorações da Serra do Carvalho

Comemorou-se mais uma vez, neste dia de 7 de Julho de 2019, o fatídico acidente que vitimou oito pilotos, que embateram quando vinham em formação a baixa altitude, na Serra do Carvalho bem pertinho de V. N. de Poiares.
Isto aconteceu, precisamente no dia da Força Aérea de 1 de Julho de 1955.
Estiveram presentes, elevado número de participantes, entre eles o CEMFA e toda a sua equipa, Presidente da C. M. de V. N. de Poiares, Presidente da AEFA, direcção do Núcleo de Coimbra, representantes de outros Núcleos da AEFA e muitos elementos da população local.
As cerimónias iniciaram-se, no Salão Nobre da Câmara de V. N. de Poiares, logo ao início da manhã, com a presença do CEMFA e altas individualidades da nossa FAP, Presidente da C. M. de V. N. de Poiares, Presidente da AEFA, ex Especialistas e alguns elementos da população.
O Sr. Presidente da Câmara discursou em primeiro lugar, referindo-se ao acidente, que também marcou profundamente a população local e enalteceu as excelentes relações, que tem mantido com a FAP e com o Núcleo de Coimbra da AEFA .
Realçou o excelente relacionamento que tinha, com o nosso saudoso companheiro Zéca Andrade, com quem trabalhou inúmeras vezes e o tinha como bom homem.
Discursou de seguida o CEMFA ,que relembrou o acidente de 1955. Enalteceu os Especialistas que sempre admirou e que hoje ainda admira mais, pela ligação nostálgica que ainda os liga à FAP de onde ainda pertencem.
O evento deste ano, tinha como um dos objectivos, a colocação de placa condigna, junto ao monumento que simboliza o acidente, em avenida de acesso a V. N. de Poiares.
Depois da sessão solene, toda a comitiva se dirigiu para o local do monumento, onde foi descerrada a referida placa. 
De seguida rumámos para o alto da Serra do Carvalho, onde com a presença de todos, foi celebrada a habitual missa campal, presidida pelo Capelão da FAP.
No seu final, as entidades oficiais dirigiram-se para o monumento evocativo do acidente, onde depositaram coroas de flores e foi efectuado o toque de continência por músicos da FAP.
De seguida, fomos sobrevoados por quatro F16, que ainda conseguimos observar por entre nuvens, que no momento cobriam a serra.
Terminada a parte religiosa, dirigimos todos para o Salão da Serra do Carvalho, onde nos aguardava uma excelente refeição.
Foram momentos de grande convívio entre todos, onde lamentámos alguns, que por doença não puder estar connosco, mas tiveram no nosso coração. Que melhorem rapidamente.
Discursou também o Presidente da AEFA, que agradeceu a presença de todos e sobre as dificuldades em mobilizar mais, para o nosso convívio.
Referiu-se ainda a nosso saudoso Zéca Andrade, como um homem de bem, que com o seu esforço e restante equipa directiva, conseguiu reanimar o Núcleo de Coimbra dando-lhe nova vitalidade. 
Foi depois entregue lembrança em prata ao CEMFA, pelo Núcleo de Coimbra.
Falou de seguida o Sr. Presidente da Câmara, onde mais uma vez agradeceu a presença de todos, convidando-nos a visitar a cidade e arredores, quando por aqui passassem.
Agradeceu aos cozinheiros, a excelente refeição que nos prepararam, onde salientou a Chanfana, que estava óptima.
O CEMFA falou de seguida, onde mais uma vez enalteceu os Especialistas, por todo o trabalho realizado ao serviço da FAP e o amor que ainda lhe tinham. 
E via-o nas mais pequenas coisas, tendo-nos dito, que gostava de ter um polo igual aos nossos, onde orgulhosamente ostentávamos os símbolos da nossa FAP.
O CEMFA ainda escreveu dedicatória no livro da AEFA.
O encontro terminou com as despedidas entre todos os participantes.
Mais uma vez está de parabéns a Direcção do Núcleo de Coimbra, pelo trabalho realizado para este encontro, que registou a maior participação dos últimos anos.
ESPECIALISTAS SEMPRE 


1 comentário:

  1. Obrigado Amigo mais uma vez pelo teu elevado espírito de colaboração para com este NOSSO espaço.
    Uma excelente reportagem da nossa habitual romagem em memória daqueles que nos deixaram ao serviço da nossa Força Aérea.
    De facto o Facebbock a ti,não te fez esquecer este nobre e humilde espaço que tão difícil foi de erguer e que tão ditado ao abandono está...enfim são opcções e á que saber respeitá-las.
    Agradeço mais uma vez a força que me transmites para que o Blog da BA 12 não acabe.
    Abraço.

    ResponderEliminar