quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Voo 3583 100 ANOS DO PODER AÉREO - A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR

 



Alfredo Cruz
Ten.Gen.PILAV
Lisboa



100 ANOS DO PODER AÉREO - A História da Aviação Militar

Autor: Alfredo Pereira da Cruz, Tenente-general Piloto Aviador

O livro já no circuito comercial. Disponível online na Fronteira do Caos Editores

SINOPSE

O Livro “100 Anos do Poder Aéreo - A História da Aviação Militar” é uma caminhada espantosa pela história da Aviação Militar nas últimas dez décadas. Esta obra, elaborada numa escrita simples, fluída e sempre linear, analisa, por vezes de forma exaustiva, a evolução tecnológica, conceptual e doutrinária da aplicação do Poder Aéreo e o seu contributo, muitas das vezes decisivo, nos mais importantes conflitos durante o século XX.

A leitura do livro mostra claramente ser o autor um conhecedor e um pedagogo atualizado, que se move de forma apreciável entre a teoria e o exemplo concreto. Neste percurso temporal dos conflitos onde a aviação militar foi empregue, somos conduzidos a perceber as componentes sociais, económicas e políticas do Poder Aéreo. É relevado o papel das Forças Aéreas e evidenciado a sua influência na história, através duma realista análise das implicações que o Poder Aéreo teve na guerra, na diplomacia, na política, na tecnologia e, indubitavelmente, no avanço da civilização.

O Livro dos “100 Anos do Poder Aéreo” foi pensado e escrito em duas partes distintas que acabam por se completar. A primeira parte, é o relato fidedigno da história do Poder Aéreo nos últimos cem anos, através da análise de diversos conflitos em que o Poder Aéreo esteve diretamente envolvido. Começa ainda antes do primeiro voo dos irmãos Wright, em kitty Hawk, nos EUA, com uma pequena descrição da aerostação e depois caminha até ao conflito no Kosovo, a primeira Guerra Aérea da curta história da aviação militar.

A segunda parte desta obra, embora elaborando numa perspetiva histórica, desenvolve-se em áreas que, vindo do passado, continuam atuais e de importância primordial para o emprego do Poder Aéreo no presente. Áreas como a “Blitzkrieg” e o Apoio Aéreo, os Veículos Aéreos não Tripulados (UAV), a Guerra no Ciberespaço, o Direito dos Conflitos Armados, numa perspetiva da Guerra Aérea, e as implicações do desenvolvimento tecnológico na doutrina e na estratégia do emprego do Poder Aéreo.

No último capítulo do livro é aberta uma janela para o futuro. São analisados os principais avanços tecnológicos, nomeadamente nas áreas da robótica, da biotecnologia, e da inteligência artificial, mudanças que vão ser radicais e com implicações revolucionárias no emprego do Poder Aéreo do futuro. É um projetar do porvir numa visão partilhada com as gerações presentes e vindouras.

Um livro indispensável na compreensão do emprego do Poder Militar para os guerreiros do século XXI, sejam eles marinheiros, soldados ou aviadores.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário