sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Dever cumprido.

1-Mensagem do Victor Barata.

Boa tarde,companheiros!
No dia 6 deste mês desloquei-me aos Açores,Ilha Terceira,para prestar a minha homenagem,tal como já tinha anunciado neste espaço,justa e digna para com um HOMEM que bastante apoio me deu em momentos bem difíceis na minha vida militar,Jaime Moniz do Rego Pereira,de seu nome,mais conhecido,como ele fazia questão de realçar,Picha D'Aço.
No dia seguinte á minha chegada,o Fernando Castelo Branco(que companheiro!!!),que no dia anterior me tinha ido esperar ao aeroporto,fez o favor de me levar junto do filho do Jaime,préviamente avisado para a minha estada na Ilha,com a intenção de ir junto da sepultura de seu pai.
Feitas as tradicionais apresentações e depois de préviamente comprar um ramo de flores ,dirigimo-nos para o cemitério de S.Sebastião,na Praia da Vitória.Confesso que,embora a distância não fosse muito grande,á medida que me ia aproximando do local a minha dor ia aumentando.Não era ali que eu tinha planeado a minha visita a este meu amigo,não era esta a maneira que eu tinha escolhido para me despedir dele... Chegamos á porta do cemitério,peguei no ramo de flores e parti na ânsia de encontra a campa,de tal maneira que passei junto a ela e nem dei por isso,sendo preciso o filho chamar-me, indicando-me


esta campa de mármore branco com a foto do Jaime,fardado,colada na cabeceira da mesma.Grande esforço,pois a alegria com que ele sempre me ensinou a viver,não permitia o choro,mas não me contive,as lágrimas vieram mesmo.

Prestei-lhe a minha última homenagem dedicando-lhe as minhas orações e depositando o ramo de flores.Os meus olhos fixaram-se de tal maneira na sua foto que me dava a sensação de ele me estar a gozar,como era seu timbre.

Por fim,Eu,Fernando C.Branco e o Filho do Jaime,pousamos juntos para nos despedir-mos do JAIME!
Acredito que Deus tem este nosso GRANDE AMIGO no local que ele merece!
Descansa em PAZ!
Victor Barata