segunda-feira, 17 de março de 2008

NOTÍCIAS DE MAPUTO-MOÇAMBIQUE.





140-Mensagem de Ruy Barata
Visitante do Blogue
Maputo-Moçambique

Amigo Victor.
É com muito gosto que utilizo parte do seu “blog” para exteriorizar o quanto estou grato pela sua colaboração num momento muito particular para a minha família,por sinal família Barata.
Foi tudo muito casual, nisto de navegar, principalmente em sites relacionados com aviação, algo que gosto, e acabei por entrar no seu espaço reservado aos colegas da Força Aérea Portuguesa.
O nome José Fernando Almeida Brito e a fotografia foi-me familiar e de imediato consultei o meu irmão, também José Fernando e chegamos a conclusão de que era nosso tio, tanto mais que tinha operado na Guiné.
Fui ao “baú” de fotografias da família e tive a sorte de lá encontrar um recorte de um jornal moçambicano que na altura referia-se ao triste acontecimento.
Tudo se desencadeou nesta troca de mensagens com o amigo Victor Barata que não poupou esforços para localizar a viúva, tia Anita, irmã mais nova do meu saudoso pai.
Dela recordava-me apenas da base de Monte Real, dos aviões fiat e claro está do meu sétimo aniversário ali feito.
Era a única de quem nós em Moçambique não conhecíamos a sua localização e portanto era maravilhoso retornar a nossa ligação.
Um mês depois e graças ao meu amigo Victor obtive o número de contacto.
Trinta e oito anos depois e pelo telefone voltei a falar com a Tia Anita.
Como se pode calcular foi um momento único, tão assim que queríamos saber ao mesmo tempo de muita coisa.........
Liguei para a minha mãe comunicando-a do acontecimento.Ela que vive mais ao norte, Quelimane, e que se tinha encontrado pela última vez com a tia Anita em princípios da decada de oitenta em Lisboa.
Vamos de certeza ter muito tempo pela frente,tanto é que agora há mais facilidade de as pessoas se contactarem, desde pela escrita, voz e imagem.
Escrevo estas linhas também emocionado porque vivo um momento muito parecido com aqueles dos anos 60 e 70.Um período em que pessoas singulares no interior do nosso país socorreram-se dos serviços prestados pelos radioamadores ( o meu saudoso pai também o era), que accionavam mecanismos para evacuar este e aquele doente.
O meu muito, muito obrigado amigo Victor.
Obrigado da família Barata em Moçambique

Ruy Mendes Barata

Maputo

Moçambique

VB: Olá Ruy.
Não tens que agradecer,quando criamos este espaço fízemo-lo por vontade própria,sem reservas,servindo uma causa comum,regressar ao passado através da pesquisa e informação.
É um dever que temos lembrar especialmente aqueles a quem a justiça da vida lhes tornou o percurso mais curto.
Esta casa é tua,desfruta dela quando quiseres.