terça-feira, 18 de março de 2008

"O PRÍNCIPE,FOI PRÍNCIPE NA FAP."

143-Mensagem do Fernando Castelo Branco
Ex- 1ºSargºMMT 2/69

Moçambique

AMIGO Victor
Como sempre “não faltei á chamada”, só falto após a alvorada, quando os meus afazeres de trabalhador não o permitem e tu estás ao corrente da minha situação de Zé Especial...
Pois hoje depois de ter levado ao trabalho “a minha sargento”, (mulher), vim para o computador, com a curiosidade de ver as nossas Visitas...
Gostei muito da “crónica” do Lema Santos...e ainda mais (desculpa estar a puxar a brasa á minha sardinha) quando falou nos nossos VELHINHOS T-6...que, mesmo amarrados com arame de frenar...lá iam voando; (expressão “popular” Aeronáutica)...
Mas a finalidade desta mensagem, é simplesmente para justificar o titulo da mesma:”O Príncipe, foi Príncipe na FAP”...
Relaciono agora a foto em que o vejo ao lado de um Allouette III na Guiné e o ter conhecido como 2º Sargento na BA2; (que saudades!...) quando ele se encontrava a tirar “um curso rápido” de Inglês...eu era um Zé Especial a tirar o Curso de Sargentos Milicianos, (com “direito a ingressar automaticamente no Quadro Permanente???)... e como tinha que andar de boleia, para ir ter com a minha MULHER,( porque já era casado, autorizado superiormente, sujeitava-me á “capacidade sobrante” da viatura que fazia o transporte para Torres Vedras...)daí, como os Senhores Pilotos, mexiam com os nossos “bichinhos de asinhas” medi as distâncias e pus-me à conversa:
-O meu Sargento é de Torres Vedras?
-Sou.
-Pois eu, se houver lugar, vou para Atalaia, (terra da minha MULHER)...
Falou-se de muita coisa, não sei se ele vai ler isto, mas a ultima Especialização que sabia dele, tinha passado pelos Nordatlas ,entretanto fui para o Ultramar,vim para a BA4, fui tirar o “curso de furriéis” e ele o Curso de Oficiais,(Quadro Permanente) e porque não?!
Tinha perfil, não só pelas Asas!... Entretanto saí da Força Aérea e não é que a minha MULHER, acabaria por ir trabalhar para sua casa e eu ,civil,nos Americanos do Porto da Praia,(Porto Militar da Zona Aérea dos Açores),voltamos a nos encontrar, quando ele era Piloto dos Fiats, já Dignamente Oficial. As referidas Aeronaves, estavam cá em destacamento e quando precisavam de fazer tiro, tinham a colaboração dos Americanos com os Rebocadores aqui estacionados, para rebocarem um objecto da FAP que era composto por dois flutuadores e servia de alvo, foi numa dessas alturas que voltei a falar com o Senhor Capitão Piloto Príncipe...
O tempo passou, mais tarde, o" Nosso Príncipe", era Comandante de uma Aeronave da SATA...
Depois de ler o artigo do nosso Zé Especial MMA Lanceiro, posso informá-lo, que o “Nosso” Príncipe, continua na SATA, pelo que me deu a perceber de quem me deu a informação, encontra-se em Ponta Delgada.
A ultima vez que me dirigi a Ele para o cumprimentar foi á porta da Aerogare das Lajes, (que par quem não sabe, está totalmente remodelada, deixou de ser um Hangar da Navy dos USA e passou a ser uma Moderna Aerogare...
Antes de terminar; tenho a pedir-vos desculpa de alguma falha, na maneira como quis transmitir o que “tenho em armazém”; mas se um dia o Victor, passar estas para um Livro deverá ser alguém que terá tempo para escrever logo para o computador, enquanto nós, muito rapidamente escrevíamos um Aerograma....porque o tempo era de sobressalto?!....
UM abraço sempre Especial
Fernando Castelo Branco