quinta-feira, 15 de maio de 2008

RECORDAR UM GRANDE COMPANHEIRO,O VICTOR GARCIA.







214-Victor Barata
Ex-Esp.Melec.Av.Inst
Guiné





Hoje deparo com um dia de chuva,a fazer recordar o Outono,porque não está frio,deixando-nos tristes a olhar o céu escuro e vendo a queda constante das gotas da chuva batendo no primeiro obstáculo que encontra.
Estes dias deixam-me muito pensativo e,por vezes,recordando as tristezas do passado.
O meu ego trouxe-me a recordação de um GRANDE COMPANHEIRO,que conviveu comigo em terras da Guiné,em 1971/73,durante a guerrilha colonial,o VICTOR GARCIA!
O Victor era Mec.Rádio,trabalhava na linha da frente dos Helicópteros.
Rapaz muito divertido,amigo do seu amigo,e tinha uma veia para a vida "artística",à noite até actuava no "Chátua"(eu peço desculpa,este nome não está correcto de certeza,mas é o que recordo neste momento...) a cantar,uma maneira de arranjar mais uns "pesos" e divertir-se com umas meninas,pela noite dentro chegando muitas vezes à base quando se estava a iniciar o trabalho.
Recordo um desses dias,vinha ele muito cansado e deitou-se muito pouco tempo antes de os Helis começarem a fazer o "ponto fixo"para partirem para uma operação.
As turbinas destas máquinas voadoras começaram a trabalhar e ele,como estava de alerta, deveria estar na placa.Não estava,adormeceu! De repente acorda com o barulho e senta-se na cama e diz:
-Ai Victor que já estás lixado(não era bem este termo,mas equivale ao mesmo...),eles já estão a "roncar"e tu não estás lá para fazer o ponto fixo e assinar o livro!
Os Helis partem e ele,com muita calma,diz:
-Deita-te Victor,eles já foram embora!
Alguém tinha feito a inspecção por ele,embora fosse de reprovar a sua falta de responsabilidade,a grande UNIÃO(que já li num blog alguém procurar "unir o quê?") existente entre a classe de
ESPECIALISTAS,superava tudo.

















Eu,Victor Barata com o nosso saudoso Companheiro Victor Garcia no Club de Especialistas da Base Aérea nº 12








Infelizmente nunca mais tive oportunidade de compartilhar alguns momentos com o Victor,pois,soube mais tarde,que pouco tempo depois de chegar da Guiné em final de comissão,tinha falecido!
Que Deus o tenha no lugar que ele mereceu em vida.

Victor Barata