quinta-feira, 12 de junho de 2008

O "PIRIQUITO" DA TERTÚLIA,2ª/79!!!

252-Sousa Silva
Ex-Esp.MMA BA6




Portas de armas da Base Aérea nº2 no dia do 32º encontro de Especialistas da Força Aérea





Caro Victor Barata,

No dia 7 de Junho durante o enconto anual da AEFA na nossa BA2, onde entrei há 29 anos (6 de Junho de 1979), tive o prazer de o conhecer pessoalmente, assim como a Augusto Ferreira, naqueles caminhos tantas vezes percorridos e que nos levavam desde as camaratas até às aulas e de regresso.
Isto porque sou um leitor assíduo do blogue e gostaria de lhe dar os meus parabéns pelo excelente ponto de encontro que permite a partilha de vivências e de dados importantes que por um lado fazem parte da história recente de Portugal e por outro reflecte de forma inequívoca um espírito de camaradagem que às vezes parece ir escasseando no dia-a-dia.
Este meu interesse e prazer na leitura do blogue não vem do facto de ter passado pelos mesmos locais e acontecimentos que estão na sua génese, mas apenas pela admiração por quem o fez e pelo facto de também ter estado na nossa Força Aérea.
Para mim foi um dia excepcional ao visitar todos aqueles espaços que fizeram parte duma fase importante da vida, assim como o convívio com toda a família Especialista.
Acabei por não me dirigir ao Fernando Castelo Branco, por hesitação ou falta de iniciativa ou de oportunidade, que transmitiu umas bonitas palavras na cerimónia inicial e cujas mensagens também aprecio pela sua franqueza e generosidade. No entanto, teremos outras oportunidades se Deus quiser.
Passo a apresentar-me, sou o João Carlos Silva da 2ª de 1979, com a especialidade de MMA. Fui colocado na BA6 onde trabalhei na esquadra 301 em FIAT G91, quase sempre na linha da frente. No verão de 1980 fui integrado na 1ª missão à BA4 quando aí foi iniciado o destacamento dos FIAT e que deu origem à formação da esquadra 303 Tigres, tendo posteriormente regressado à BA6, onde estive até sair em 1982.
Pelo ano da minha incorporação, o Víctor perceberá que não passei pelos acontecimentos importantes da nossa história recente que me poderiam permitir enriquecer o seu blogue, no entanto não queria deixar de lhe transmitir o meu gosto pelo mesmo.
Como sei que tem na página alguns emblemas de esquadras, envio alguns da 301 que creio não serem muito conhecidos e pode achar interessantes.




Também reparei que as fotografias da recruta nas escadas do grupo de pessoal eram uma praxe e assim se mantinha em 1979.
O meu obrigado por proporcionar este magnífico espaço que continuarei a visitar.

Um abraço,

João Carlos Silva



VB:Companheiro Silva,antes de mais,e em nome da Tertúlia,dou-te as Boas-Vindas esta tua "nova" casa,pois verifico que teu espírito é de Zé Especial.
De seguida quero agradecer a generosidade das tuas palavras para comigo,mas com toda honestidade te digo que não faço nada que
a família FAP não mereça.
O facto de não teres vivido o período da Guerra Colonial ,e ainda bem,não quer dizer que não possas exteriorizar as tuas vivências através de episódios que passas-te como Zé.Ficamos à espera delas.
Por último e como já te fins sentir através do Email que te mandei,é obrigatório o tratamento por TU.