segunda-feira, 21 de julho de 2008

APRESENTAÇÃO.



327-António Dâmaso
SargºMor Paraquedista (Reforma)
Guiné




Antes de mais os meus agradecimentos pela dica, segue a minha apresentação.
Assentei praça no CICA 3 do RL1 em Elvas, como recrutado em 1961 e iniciei a recruta em Outubro.
Em 18 de Dezembro fui a Tancos prestar provas para admissão a pára-quedista.Iniciei o Curso n.º 1/61-62 (XVI), que terminou em 12ABR62, depois do Curso de Combate fui para Monsanto para fazer segurança ao CEMFA, GDACI e Aeroporto, até abril de 1963.Após vários cursos de formação, embarquei em 04DEZ64, via aérea para Luada, BCP 21 onde ainda fiz uma operação, passados dois meses regressei para frequentar o Curso de Promoção a Furriel Paraq., durante o ano todo de 1965 estive em formação, respectivamente Curso de Furrieis, Curso de de Transporte aéreo lançamento de pessoal e material e curso de mecânico (desempanador auto).A partir de 26 de Maio de 1966 fui promovido a FUR/PARA, embarquei via aérea para a BA 12 em 16NOV66,fui um mês antes do Batalhão para levantar as viaturas e andar a carregar cimento do cais para a BA12, de dia e noite que se destinava à construção do BCP12.
A minha primeira comissão foi passada a desempenhar a função de chefe do movimento da Secção Auto tendo como Chefe o PsargMMT Azevedo e camaradas os 2.º Sarg MMT Alcino e Batista.
O camarada Alcino apesar de ser MMT, cortou e soldou os ferro para as "asnas" de todos edifícios construídos na época para o BCP 12.
Agora estou num período de luto, oportunamente enviarei mais elementos sobre a minha vivência nas outras duas comissões.



Salto em queda livre no Campo Rapazote,na Guiné,em 1974.Neste mesmo dia faleceu o Cap.Paraqª.Cordeiro.
Esta foto foi-me gentilmente oferecida por Especialista da FAP que se encontrava a bordo do avião.



XVI Curso de Paraquedismo.





Envio-te as fotos de respectivamente: XVI curso de Para-quedismo, Fur., Salto de queda livre na Guiné em 1974 no Campo do Rapazote na Guiné, no dia em que faleceu o Cap. Paraq. Cordeiro, gentilmente tirada por um camarada cabo especialista que se encontrava no avião e uma actual.




Um abraço do Dâmaso

VB: Dâmaso,antes de mais queremos dar-te as Boas-Vindas a este nosso "aeródromo"onde,como podes observar por ti,se aterra muito e se é recebido muito bem.
Queremos dizer-te que respeitamos e compartilha-mos o teu luto,também é nosso.
Vamos ficar a aguardar as tuas novas intervenções,para já e depois de cumpridas as formalidades para entrares na nossa/tua Tertúlia Linha da Frente,irás ter o teu nome no respectivo quadro de Honra dos Tertulianos.