326-João Carlos Silva
Espª.2ª/79 MMA BA4
Sobreda
Espª.2ª/79 MMA BA4
Sobreda
Companheiro Víctor,
Ao ler o texto do nosso companheiro Arnaldo Sousa "Onde estão os Boeing 707 da FAP?" lembrei-me do impressionante movimento de KC-135 no verão de 1980 na BA4-Lajes.
Estando eu integrado na 1ª missão que levou alguns dos nossos FIAT G-91 da BA6 para a BA4, tendo posteriormente dado origem à Esquadra 303 Tigres, notámos que de um dia para o outro aí apareceu uma quantidade apreciável de KC-135 (versão de re-abastecimento em vôo do 707, como o texto do Arnaldo bem explica).
Lembro-me que eu, e o meus companheiros da altura, achámos extraordinário o número destas aeronaves estacionadas na placa da base americana.
Apesar dos anos que já passaram, e não querendo mentir, eram seguramente entre 10 a 20 aparelhos, o que ultrapassava o número de aeronaves da "nossa" FAP na BA4 (Aviocar, Pumas e Fiat).Tão depressa como chegaram assim partiram, numa dessas noites de verão foi impressionante o rugido contínuo de todos os potentes motores desses KC-135 que em conjunto descolaram da BA4 rumo a alguma missão da USAF.
Aproveitando, gostaria de registar que numa fotografia de um texto do "nosso" blog, de Janeiro de 2008 "Encontro de Zés MMA's", enviado também pelo Arnaldo Sousa e relativo ao 1º encontro MMA da linha da frente de Fiat G91 na Guiné, aí reconheci o nosso "Velhinho" Mota. Na altura que estive na BA6 de 80 a 82 na linha da frente dos FIAT, o Mota era o 1º Cabo Especialista mais antigo da FAP e dos poucos nessa condição (ou mesmo o único) que tinha estado no Ultramar.
O que na altura para nós maçaricos (Piriquitos) era algo de extraordinário. Espero que ele esteja bem, assim como todos os outros.
Saudações Especiais a todos os Companheiros e Visitantes da Tertúlia da Linha da Frente.
João Carlos Silva