Foi a 17.2.2006 que o Ministro da Desefa,Luís Amado,assinou um contrato para aquisição de de 12 aeronaves mod.C-295 do fabricante europeu EADS.
Esta aeronave destina-se à substituição do C-212 Aviocar.Esta nova aeronave terá a particularidade de por atingir os Açores ou Madeira com carga,o que não era possível no Aviocar em virtude da usa autonomia.
O C-295 inicialmente previsto para ser utilizado no mercado civil,sendo a versão militar um mercado a explorar,viu as possibilidades de sucesso serem ultrapassadas pelos fabricantes EMBRAER(Brasileira)e Bombardier (Canadiana) com os seus familiares jactos regionais,caso do ERJ-145.
O programa C-295 foi iniciado em 1996 e o primeiro C-295 de série voou em 1999. Ao contrário do seu irmão mais pequeno, o C-235, o C-295 foi essencialmente pensado para ser uma aeronave militar e por isso recebeu certificação militar logo em 30 de Novembro de 1999. No entanto, mantém a sua designação "M" que designa militar.Tem capacidade para transportar 73 militares armados ou 48 para-quedistas.Pode transportar até 27 macas na função "MEDEVAC" ou evacuação médica, e pode ser utilizado como centro de cuidados ambulatórios, tendo capacidade para 12 macas e pessoal de saúde.Pode transportar até 3 veículos do tipo Land-Rover ou Land-Cruiser e mesmo veículos do tipo HUMMER, desde que com alguma preparação.Os pontos fixos para transporte de armas debaixo das asas são opcionais e têm capacidade para 300Kg, o mais afastado, 500Kg o central e 800Kg o mais próximo do eixo do avião.
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Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 24.45
Velocidade / Autonomia
Peso/Carga:
Peso vazio: 9500 KgPeso máximo/descolagem: 23200 Kg
Numero de suportes p/ armas: 6
Capacidade de carga/armamento: 9250 Kg
Tripulação / passageiros: 2+2+73