sexta-feira, 25 de julho de 2008

GUIDAGE TERRA MARTÍR DA GUERRA DA GUINÉ.


342-Mário Fitas
Ex-Fur.Exército Guiné


Caro Victor,

Neste momento doloroso para nós todos, Veteranos de Guerra não sei será oportuno, mas não quero deixar passar momentos que também nos orgulham.
Se o quiseres publicar no blogue, tu mandas meu Amigo.

Um abraço do tamanho do Cumbijã.



Texto Publicado no Semanário “LINHAS DE ELVAS” em 15/Maio/2008



Guidaje terra mártir da guerra na Guiné Mário Fitas, leitor e assinante do “Linhas de Elvas”, sócio Combatente nº. 153662 da Liga dos Combatentes, sócio nº. 1430 da Associação de Operações Especiais, membro da Tertúlia Luís Graça e Camaradas da Guiné que mantém o maior Blogue sobre a Guerra na Guiné, no qual se podem ler todas as histórias contadas na primeira pessoa, sobre essa guerra.
Dedicando-se ao estudo e reflexão sobre a guerra acima citada, tendo publicado já dois livros sobre o assunto. Sinto-me na obrigação, de após narrar o que me engrandece a alma e me dá a honra de ter orgulho em ter envergado o “camuflado” fato de guerra Português da C.CAÇ. 763, comandado pelo já falecido Coronel Carlos da Costa Campos, em terras do Sul da Guiné.
Todo este intróito, para certificação de pleno conhecimento dos factos que a seguir relatarei, e que o Sr. Director, determinará se serão ou não dignos, de referência e transcrição no “Linhas” fonte distante que a sede nos vai matando.
Regressado de Fátima, com o coração cheio, onde acompanhei minha mulher na Peregrinação Vicentina.
Eis que ao ligar a televisão, deparo com um programa da SIC sobre GUIDAJE que me tocou profundamente, e me leva a de novo ter orgulho, daquilo que julgo valer a pena ser Português.


1º. Fiquei orgulhoso de ser a Liga dos combatentes em conjunto com a Associação de Paraquedistas, a resgatar os filhos páras esquecidos pela Pátria..


2º. Fiquei orgulhoso, porque na altura em que os paraquedistas mortos (na bolanha do Cofeu) ao serviço da sua Pátria em Guidaje, era comandante do CAOP3 o meu amigo Coronel Costas Campos.


3º. Os últimos serão os primeiros: Tenho extremo orgulho, em ser um homem da minha terra _Vila Fernando Concelho de Elvas, a manter a hipótese de localização e o respeito devido ao soldado Português, que investigando há trinta e cinco anos o local onde se encontravam as campas encobertas pelo capim, efectuou por sua alta recreação, acompanhado com soldados seus, a limpeza e construção de Cruzes (com tábuas de caixotes do bacalhau) para que ali constasse que estavam soldados portugueses.
Este Homem Rui Trindade Baixa.
Ontem meu amigo de brincadeiras de criança, no quintal do “velho Baixa”. Hoje Capitão na Reserva, para ti vai a admiração de um amigo e espero a da nossa Aldeia.
Obrigado Rui!
Infelizmente são estes homens que a nossa terra esquece.

Mário Fitas
VB. Os teus textos são sempre publicáveis.
A riqueza literária e os sentimentos neles inseridos,muitas vezes,obrigam-me a rele-los.
Obrigado Mário.