sexta-feira, 18 de julho de 2008

ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP?

318-Arnaldo de Sousa
Esp.MMA Guiné
Lisboa








Víctor

Nas minhas navegações pela net em sites de aviação, encontrei notícias sobre os Boeing 707 da FAP. Já num site italiano sobre aviação apareceu um vídeo que está à venda em DVD sobre estes dois aviões que estão ao serviço da Força Aérea Italiana como aviões de reabastecimento em voo.
Como é sabido depois da descolonização e do fim da guerra, os Boeing 707-300 da FAP passaram para a transportadora TAP, e esta manteve-os pouco tempo em serviço dado os motores com que vinham equipados serem de modelo diferente da restante frota de 707, tendo-os vendido à Força Aérea Italiana que os transformou em aviões tanque de reabastecimento em voo para os seus caças.
Quem quiser ter acesso ao visionamento do vídeo, e recordar os saudosos 8801 e 8802 basta ir ao seguinte site: www.toscanavolo.it/dvd-pratica2007.html
Outro site onde podem ver fotos dos 707 é onda Força Aérea Italiana: http://www.aeronautica.difesa.it/
Os Boeing 707 marcaram uma época da aviação comercial e na FAP estiveram ao serviço desde 1971 transportando milhares de militares de e para as ex colónias. Estavam sediados no AB1 na Portela ao serviço dos TAM, na época Agrupamento de Transportes Aéreos Militares, tendo a FAP possuído dois aparelhos na versão 707-300 que é a versão mais alongada destes aparelhos, dado além desta existirem ainda a versão 100 e a 200.

Dimensões:

Comprimento: 46.61 M
Envergadura: 44.42M
Altura: 12.93

Peso / Cap. carga

Peso vazio: 66406 Kg
Peso máximo/descolagem: 151315 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 40324 Kg
Tripulação / passageiros: 2+2+189

Motores/Potência


4 x motores Pratt & Witney PW-JT3P
Potência total: 1000 Kgf


Velocidade/Autonomia


Velocidade Máxima:1050 Km/h
Máxima(ao nivel do mar):Não disponivel
De cruzeiro:977 Km/h
Autonomia standard/carregado:8500Km
Autonomia máxima/leve 9265 Km
Altitude Máxima.Não disponivél

Não há muitos 707 a voar em todo o mundo sendo alguns usados por Forças Aéreas para reabastecimento. Com o aparecimento do Airbus A 380 a sua retirada de serviço estará para breve, e quem sabe se em vez de algum sucateiro um destes aparelhos não poderia regressar ao musu do ar ...

Designação Local:Boeing 707-3F5C(KC)

País: Italia
Qtd: Max/inicial:2 - Em serviço:2
Situação: Em serviço


A Força Aérea Italiana adquiriu os Boeing B707-300 que a Força Aérea Portuguesa deixou de operar após o fim da guerra em África. Os aviões foram comprados à companhia aérea portuguesa TAP, que os utilizou por algum tempo, tendo-os vendido por os seus motores serem diferentes dos restantes motores das aeronaves B-707 da TAP.
Continua em operação da Aeronautica Militare Italiana, e como os B-707-300 brasileiros, pode ser convertido para funcionar como aeronave de reabastecimento em vôo.










A tabela de comparações de características foi removida temporariamente
O Boeing 707-300 e seus derivados, é a versão longa do Boeing-707.
Voou pela primeira vez em 1954 mas tendo deixado a «vida civil», em quase todo o mundo, o Boeing 707-320 ainda encontra utilizadores entre militares, quer para o reabastecimento em voo, quer para o transporte VIP.
Entre os países que utilizaram este tipo de aeronave encontra-se Portugal, que o utilizou como aeronave de transporte durante a fase final guerra que manteve em Africa.
Os Boeing-707-300 foram a base para várias aeronaves com aplicação militar, entre os quais se destacam especialmente os aviões tanque KC-135.
Os Estados Unidos também utilizaram esta aeronave como avião presidencial.




Informação genérica:




O Boeing 707, foi o primeiro avião de passageiros intercontinental a jacto e revolucionou quando foi introduzido - o transporte aéreo internacional.
Resultado de um negócio da Boeing com a empresa TWA, que assegurou uma grande encomenda de aeronaves que utilizaria nas as suas linhas internacionais, o Boeing-707 começou por ser um exclusivo daquela companhia, que teve preferência nas encomendas.
Além de ser utilizado como aeronave de transporte de passageiros civil, o Boeing 707 foi igualmente adaptado para várias utilizações militares.
Foram produzidas versões para transporte VIP, tendo um Boeing-707 sido escolhido para aeronave presidencial norte-americana.Ele foi igualmente utilizado para transporte de tropas e avião tanque, para reabastecimento em vôo de aeronaves menores.
Mais tarde, o Boeing-707 serviu de plataforma para aviões radar do tipo AWACS e para aeronaves de vigilância do campo de batalha. Israel adaptou-lhe também radares que resultaram no B-707 Phalcon, que foi vendido para O Chile.
Existem três versões base do Boeing B-707.
Boeing-707-100 e Boeing-707-200, que é idêntico à versão «100» mas com novos motores.
Boeing-707-300, que é uma versão alongada do Boeing-707-100/200.
Ainda existem presentemente aeronaves Boeing-707 em serviço, embora o seu numero tenda a reduzir-se.
O Boeing 707 deverá ser substituido como aeronave de reabastecimento da Força Aérea dos Estados Unidos pelo avião europeu Airbus A-330.