sábado, 20 de setembro de 2008

RECORDAR COM SAUDADE.


449-Rogério Nogueira
1ºSarg.MMA Tete

Terceira - Açores



Fizemos um apelo num comentário a uma mensagem a quem soubesse pormenores sobre o acidente aéreo que aconteceu no dia 5 de Julho de 1978,na Serra de Stª.Bárbara,na Ilha Terceira, nos Açores,com um Aviocar da FAP,que nos fornecesse elementos válidos sobre o acontecimento.

Do nosso companheiro Rogério Nogueira,recebemos a seguinte mensagem:



As Velas,Ilha de S.Jorge,Açores vista do topo da serra



1 - O Aviocar realizava um voo de treino, por sinal o último de instrução que o T/C Lavrador ministrava ao T/C Bettencourt.

2 - A tripulação era constituída pelo T/C Lavrador, T/C Orlando Bettencourt e pelo PSar/MMA Luís Maria Vitorino.

3 - O acidente deu-se ao final da manhã / princípio da tarde do dia 05/07/1978 e após intensa busca aérea e também com a colaboração de um destacamento do Regimento de Infantaria 17 (por terreno), a descoberta foi dada por um C-130 da FAP que vinha de Lisboa.

4 - Os destroços foram descobertos num local de nome "Mistérios" junto da Serra de Sta. Bárbara.

5 - Na Capela de Nossa Senhora do Ar do Comando Aéreo dos Açores foi feita uma velada a partir da meia-noite e foi celebrada missa exequial antes do levantamento dos cadáveres.

6 - O T/C Pilav Lavrador era casado com a Sra. D. Maria Antónia Lavrador, o T/C Pilav Orlando Bettencourt com a Sra. D. Isabel Maria Bettencourt e o Psargento Mecânico Material Aéreo Luís Maria Vitorino com a Sra. D. Maria Margarida Gomes Vitorino. Na altura todos deixaram filhos menores.

7 - Os corpos dos T/Coronéis seguiram para Lisboa, num C-130 da FAP, no dia 06/07/1978 pelas 09,00 horas e o funeral do PSar/MMA Luís Vitorino realizou-se no mesmo dia, ou seja, 06/07/1978 pelas 11,00 horas, para o Cemitério do Livramento.

Se conseguir mais informações, logo te darei conhecimento delas.

Espero que esteja tudo bem com vocês.

Forte abraço do


Rogério Nogueira