domingo, 2 de novembro de 2008

508 RUFA.(REGULAMENTO DE UNIFORMES DA FORÇA AÉREA).


António Dâmaso
Sargº.Mor Paraquedista Guiné
Odemira
Boa tarde Victor, espero que te divirtas com os magustos, neste momento lembro-me de alguns que fiz com os meus instruendos em Tancos.
Juntavam-mos montes de caruma de pinheiro que abundava no local, punham-se as castanhas em cima e deitava-se fogo, era uma maneira de conviver, havia sempre água pé da Golegã.
Quando iniciei esta crónica, não era para falar de castanhas, mas como as "conversas são como as cerejas", no caso concreto são castanhas, começa-se e é difícil de acabar, estamos no São Martinho em que a tradição é castanhas, água pé e jeropiga, sigamos a tradição.
Mudando para o assunto que me levou a esta intervenção, como sou frequentador assíduo do Blogue, estou a par das solicitações de alguns companheiros e dando uma achega aos companheiros Fabrício Marcelino e Rui Elvas, lembro-me que foi a partir de 1962 que a Polícia Aérea começou a usar a Boina azul.
Todos os fardamentos e equipamentos,fazem parte do RUFA ( Regulamento de Uniformes da Força Aérea), são publicados publicados em Portaria, dantes em Diário do Governo e depois de 25 de Abril de 1974, em Diário da República.
Estou convencido que no Arquivo Histórico da Força Aérea, é possível encontrar todos estes elementos.
Já agora para terminar, ainda me lembro quando tocava a capotes, e partir do toque ninguém podia sair à porta de armas sem ter o capote vestido.
Saudações Aeronáuticas
Dâmaso
VB: Olá Dâmaso,ainda é cedo para o dia de S.Martinho,dia 11,por essa altura é que manda o ditado:
"PELO S.MARTINHO VAI À ADEGA E PROVA O VINHO"