Carlos Alves
Esp.MMA 2ª/70 Tete
Alvaiázere
Barata
Antes demais boa noite.
Quero agradecer as palavras de boas vindas do Arlindo,nós já nos " conhecia-mos " do Blog de Tete eu tenho uma vaga ideia dele no AB7.
Agora vamos às histórias da guerra: Ataque ao AM da Estima . Este AM tinha um Bunker para nos proteger de um possível ataque,ficava no topo de um alpendre que prolongava o beirado do AM em cerca de 2m ; era feito de blocos de cimento e coberto ao nível do solo com uma grossa placa de betão , tinha uma escada também em cimento que quase prolongava o dito alpendre até ao fundo do abrigo.
Num fim de tarde de 1973 o ano e dia não me lembro e como era hábito o pessoal jogava às cartas agarrados aos enormes "biberons Manica e 2M",quando se ouve uma morteirada ,ninguém teve dúvidas ,era um ataque.
A pressa em fugir era tanta que não houve tempo para contornar as mesas e cadeiras e claro foi tudo á frente,era vê-los cair escada abaixo junto com aquela mobília toda ,a sorte é que o abrigo estava cheio de água e ia-nos amortecendo a queda ,mas o azar para além da escuridão e da confusão era o pouco espaço entre o tecto e a água,pensando bem era melhor sair para não sufocar ou talvez não, lá fora choviam morteiros .
A escolha era difícil.
Mas a falta de pontaria do inimigo e, ou talvez a pena que eles tiveram daqueles desgraçados a coisa deu em nada.
Um abraço
Carlos Alves
O Carlos em Estima numa hora de lazer.