sexta-feira, 7 de novembro de 2008

521 A RESPOSTA À IRMÃ DO MANSO.

No passado dia 4.11,através do Post 514,publicamos um apelo feito pela irmã do nosso companheiro Alf.Pilav.Francisco Manso,falecido em Mansoa, Guiné a 25.6.1970,no sentido de recolher elementos que a pudessem esclarecer melhor
sobre este assunto visto à data do acontecimento,e ainda hoje,nunca ter sido

indicado as causas do acidente.
Chegaram já até nós dois apontamentos que nos merecem os agradecimentos e que transcrevemos:




Salgado Gonçalves
Sargº.Chefe 1ª/68 Guiné




UMA RESPOSTA PARA A IRMÃ DO ALF.PILAV FRANCISCO MANSO.



Companheiro Victor, na tua pessoa mais uma vez saúdo todos os companheiros.
Quase diariamente passo pelo "nosso" blog para ficar a par das novidades, hoje vi o pedido da irmã do falecido companheiro, , Alf. Pilav Manso.
Não tenho muito para dizer...
Foi na época da minha estada na BA12 69/71, lembro-me que a missão consistia em transportar uns deputados da então Assembleia Nacional parece-me que à povoação de Mansoa que dava nome ao rio, onde o heli caiu.
Todos quantos iam no Heli faleceram além do Manso e entre outros ia um deputado natural da Guiné penso que de nome Pinto Bull, não tenho a certeza.
Da missão faziam parte pelo menos dois Helis o outro julgo que era pilotado pelo comandante da esquadra Capitão Cubas.
A perda do Manso foi muito sentida por todos nós pois era uma excelente pessoa.
Junto envio umas fotos do Heli depois de recuperado.
Por hoje é tudo cumprimentos para toda a rapaziada
salgado gonçalves cabo mma 1ª 68





ARQUIVO HISTÓRICO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA.






Exmo Senhor, Em resposta ao Vosso email sobre o acidente do ex. ALF/PILAV Francisco Lopes Manso, local do acidente, Rio Mansoa, junto à Ilha de Lisboa.
Originou a morte do Piloto desaparecido e de um Capitão do Exército e mais quatro civis, o acidente deu-se com um ALLIII que caiu no Rio Mansoa derivado a um tornado e muita chuva, os corpos do CAP do Exército e dos civis apareceram sem vida e o corpo do piloto não apareceu.
Mais informo que o ex. Piloto consta na lista dos falecidos da Força Aérea no Arquivo Histórico da FAP.
Com os melhores Cumprimentos
AHFA
"de quem ficam Memórias Soberanas"


Solicitamos à Liga dos Combatentes informação sobre a ausência do nome deste nosso Companheiro no Monumento dos Militares Falecidos no Ultramar,mas ainda não obtivemos resposta.
Queremos manifestar o nosso reconhecimento ao Arquivo Histórico da Força Aérea que,embora a existência de elementos sobre a Base Aérea 12 seja muito reduzido,nos tem prestado rápidas e úteis informações sobre o que lhes solicitamos.
Este facto congratula-nos porque são fieis indicadores de que a pedagogia ministrada à cinquenta anos atrás nesta "escola", teve continuidade quer nos seus "professores" a ensinarem, como nos "alunos"a aprenderem.
Obrigado AHFA.
Obrigado FAP.