domingo, 4 de janeiro de 2009

681 ESPECIALISTA 1980 NA BASE AÉREA 6,MONTIJO.




João Carlos Santos
Esp.MMA 2ª/79

Sobreda da Caparica




Companheiro Victor,
No início deste novo ano de 2009, gostaria de por um lado registar o facto de já não ser o "Pira" da tertúlia (respeitinho é muito bonito) graças ao teu irmão Carlos Barata (os anos passam !) e por outro lado retomar alguns episódios da minha passagem pela "nossa" FAP que, embora não tenham passagens pela Guerra Colonial, ilustram um tempo, mais recente que o vosso, mas eventualmente com algumas semelhanças no que diz respeito aos tempos iniciais e ao que sentíamos por servir na "nossa" FAP.
Após a especialidade de MMA tirada na OTA e dentro do possível sempre com muito cuidado, pois a colocação posterior disso dependia (da classificação do curso em função das vagas nas diversas unidades), fui colocado na base de minha opção, a Base Aérea nº 6 Montijo.




Base Aérea nº6 Montijo



Excelente para um Lisboeta como eu, todos os dias apanhar o eléctrico na rua de S. Lázaro até ao Terreiro do Paço (Praça do Comércio) e volta.
De facto nada a ver com o vosso sacrifício de 24 meses em terras longínquas de África, afastados das famílias, com risco de vida e fazendo face a situações extremas como as que fui imaginando enquanto jovem (pensando que um dia me tocaria a mim) e agora lendo em muitas passagens do "nosso" blogue e doutros afins.
O mais longe que fui foi à BA 4 Lajes, durante 2 meses, e que posteriormente contarei.
Bom, do meu curso da 2ª/79, fomos colocados muitos MMA na BA6, tendo sido divididos pelos FIAT G-91, Helicópteros (Puma e Alouette) e C-130.
Alguns nomes de que me recordo:

- FIAT G-91


João Godinho, Leiras, Vítor Carmo, Raposo Subtil, Tereso, Realista, Cosme, Meirinhos, Ralho, Quirino,

- Alouette/Puma

Luís Neves(Luizinho) que comigo formava dupla da boleia todos os fins de semana da OTA para Lisboa e também de alguns fins de semana civis, Vítor Sarmento,

C-130

Laranjeira, Rosa, Gomes, A minha preferência inicial era pelos C-130 já que o Jorge Heitor, meu amigo e vizinho do Campo Santana, já lá estava (2ª/78).
No entanto na apresentação no Montijo a colocação nas esquadras não tinha nada que ver com preferências pessoais.
No meu caso foi-me dito: "Tu vais para os FIAT, tens cara de FIAT".





Aeronave Fiat G-91


Inicialmente fui colocado na manutenção dos FIAT G-91 com o João Godinho e tendo como chefe de equipa o 1º Sargento Mendonça de quem, ainda hoje, guardo uma excelente recordação e que posteriormente (1981) foi colocado (castigado?) nos Açores quando aí se iniciou a Esquadra 303 Tigres, assim como alguns dos Jaguares.
Eu, por ser dos mais antigos do meu curso, safei-me.
Em Dezembro passado tive o prazer de rever o Rosil, num almoço com alguns NANAMUE, que no início da década de 80 era chefe da secção de electricidade/electrónica da esquadra 301 e que também foi bater na BA4 (1981) com a esquadra 303.
De referir que foi um orgulho ter trabalhado na esquadra 301, cujo lema "De Nada a Forte Gente Se Temia" procuro sempre recordar na vida civil, especialmente quando as coisas apertam.
Como poderão imaginar, para um jovem de 18 anos em 1980, foi um privilégio poder servir na Linha da Frente de uma esquadra operacional da "nossa" FAP, a Esquadra 301 Jaguares. Saudações Especiais a todos os Companheiros e Visitantes da Tertúlia da Linha da Frente.
João Carlos Silva, MMA,