sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

699 DESTACAMENTO DE NOVA LAMEGO.


José Ribeiro
Esp.OPC Guiné
Lisboa
Amigo, Victor.
Li a mensagem do companheiro, Manuel Lanceiro, ex-MMA, sobre a constituição do destacamento da Força Aérea, em Nova Lamego (Gabu).
Não sei em que anos ele esteve na Guiné, em comissão de serviço, por isso tomo como verdade tudo o que disse sobre as condições sócio-militares em que participou, que em nada foram diferentes daquelas por que passaram outros nossos camaradas de armas e não só.
Na altura em que estive na BA12 (1968/1970), não me lembro bem se estavam dois ou apenas um heli e uma DO e o número de pilotos e equipa de mecânicos e marme. Sei que estavam lá destacados dois operadores de comunicações o Castro e o Jesus - ambos moram ou moraram em Lisboa -, não estava lá destacado nenhum meteorologista enquanto eles lá estiveram.
Eram eles que exerciam as funções correspondentes ao meteo em acumulação com as funções que exerciam de comunicações.
Um belo dia, fui, por imposição do ex-capitão pilav. Nico, dar um volta de Dakota - como já referi numa mensagem -, cujo trajecto foi Nova Lamego, onde dormi, no outro dia fomos a Farim, e ía-mos com a intenção de aterrar em Guidague, com a intenção de levar correio e alguns abastecimentos.
Acontece que não podemos aterrar devido ao aquartelamento do exército estar a ser atacado, sendo que deitamos a carga para a pista e rumamos directos a Bafatá e depois BA12.
Quanto ao tipo de instalações eram as possíveis e no que se refere à comida não era má, ainda passei por um bar, não me lembro do nome, para entornar umas cervejas.
Daquilo que os meus camaradas de funções me disseram, os "turras" de dia andavam por lá no meio da população e à noite atacavam as tabancas vizinhas, sendo que nessa altura atacaram também o posto de comunicações, sorte foi não terem atingido uma reserva de combustíveis que estavam paredes meias como o posto de comunicações e os meus camaradas não se encontrarem no centro, disseram-me eles na altura.
Eu, como dos mais antigos na Base, safei-me de ir destacado para Nova Lamego, apesar de se ganhar mais uns trocos, mas o risco era maior.
Só conheci Nova Lamego (Gabu), Farim e Bafatá, por imposição, mais nada.
A comissão, como sabes, era de 18 meses, estive lá 21, sendo que o meu chefe capitão, Rovisco, queria que eu fosse para a Ilha do Sal, Cabo Verde, uma vez que ainda não tinha sido desmobilizado, não havia risco nenhum e ainda ganhava ajudas de custo.
Logicamente que lhe disse que não, e ainda bem, porque passados alguns dias fui desmobilizado, por comunicação via rádio de uma camarada de comunicações, Barros, que fazia parte da tripulação de um DC6 que fazia a rota Lisboa/Sal/Lisboa, e colocado em Monsanto (ex-GDACI hoje COFA), aliás, fui parar ao mesmo sítio donde tinha sido nomeado para Angola e fiz troca para a Guiné, com um camarada angolano.
A razão porque estive 21 meses de comissão de serviço na BA12, teve como causa principal, o facto de o meu irmão mais novo, Operador de Radar, também da Força Aérea, ter sido nomeado para a mesma Base.
Havia na altura um normativo na FA que não permitia que dois irmão estivessem no mesmo teatro de guerra ao mesmo tempo, e de facto tal não aconteceria, mas ele fez-se de esperto e meteu baixa, quando estava para embarcar, por isso a razão de eu aguentar 21 meses.
De qualquer forma, não se safou, logo que teve alta foi logo despachado, sendo que eu não o cheguei a encontrar lá, só mais tarde em Monsanto.
Quando cheguei a Monsanto (GDACI) passaram-se umas cenas particulares entre alguns actores e eu incluído, que nunca mais hei-de esquecer, enquanto vivo.
Amigo, Victor, se achares conveniente este escrito publicita.
Cumprimentos amigos.
VB: Olá Zé,espero que tenhas entrado bem e...com juízo!
Não te esqueças que este ano temos o porco novamente e como tal quero-te em forma.
Pois em relação ao destacamento do Gabu,o que o Lanceiro diz foi o que eu também encontrei,o João Vida,Meteo,em destacamento lá.Deixa-me dizer-te que este nosso companheiro é dos "nossos",não fosse ele de Palmela!