sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

700 CURIOSIDADES.


Américo Dimas
Esp.Marme Guiné
Angola
- CURIOSIDADES:

A aviação militar portuguesa em África, ( período pré guerra colonial ).

MOÇAMBIQUE:

A primeira unidade da aviação militar em África foi formada em Moçambique e activada em 07.Agosto.1917 na Mocímboa da Praia, distrito de Cabo Delgado.
A E.E.M. - Esquadrilha Expedicionária de Moçambique, era constituída por 3 Farman F.40, 3 pilotos, 3 observadores e 3 elementos em terra.
A 08.Agosto, um dos Farman caiu matando o seu piloto.
Em 1919 os 2 Farman seguiram para a Matola, próximo da cidade de Lourenço Marques (actual Maputo), indo juntar-se à recentemente formada E.P.M. - Esquadrilha da Província de Moçambique, que operou por curto espaço de tempo.

ANGOLA:

A primeira esquadrilha formada em Angola em Outubro.1918 foi a E.I.C. – Esquadrilha Inicial Colonial, para fazer a ofensiva contra os alemães nos territórios a sul, durante o período da I Grande Guerra.
Esta esquadrilha estava baseada na Humpata no distrito da Huila e era equipada com 9 Caudron G.IV .
Em 1921 foi redesignada de G.E.A.A. – Grupo de Esquadrilhas de Aviação de Angola, equipado com a esquadrilha dos Caudron G.IV e também outra Esquadrilha com 12 Breguet 14 A2, entretanto mudada para a cidade de Nova Lisboa (actual Huambo).
O Grupo recebeu em 1922 alguns (construídos) PMA – Parque de Material Aeronáutico, Caudron G.III , tendo sido desactivada em 1923.
Desde 1923 até 1961, a presença da aviação militar na África portuguesa era virtualmente inexistente.

GUINÉ:

Neste território, para além de uma embrionária linha aérea, não existem registos da presença de aviação militar, no período antecedente ao início da guerra colonial.







Breguet 14




Farman F 40




Caudron g4