domingo, 11 de janeiro de 2009

707 PEQUENO ACIDENTE COM AUSTER D.5/160.


Augusto Ferreira
2ºSarg.Melec/Av 3ª/69 Tete
Coimbra
Pequeno acidente com AUSTER
Caros companheiros e amigos, o período de festas já terminou e agora temos que regressar ao trabalho de manutenção do Blog.
Assim sendo, passo a relatar o seguinte episódio:Amigo Victor Barata, decorria o ano de 1973, quando foi pedida a presença de um Melec, no destacamento da ESTIMA, que ficava muito perto do SONGO e de CABORA BASSA, aonde era comandante o Alf. Piloto SANTOS, para reparação eléctrica da AUSTER D.5/160, que lhe estava distribuída.
Descolei do AB7-Tete, na outra AUSTER que estava atribuída ao aeródromo, com o Furriel Piloto BRANCO.
Este voo, deveria ter sido efectuado na altura das chuvas, pois recordo-me, que voámos quase sempre entre nuvens. Mas correu bem.Quando aterramos na ESTIMA, fui de imediato reparar a avaria.
Depois de resolvido o problema, passámos por um pequeno bar existente, para tomarmos uma bebida e voltámos de novo ao nosso avião, para regresso a Tete, desta vez já com a companhia de um Furriel, que pertencia à "Fotocine" do Exército e que nos tinha pedido boleia para lá.
O nosso companheiro MMA, que estava lá destacado, dá saída ao avião da pequena placa e regressa ao interior das instalações.
Nós vamos para o princípio da pista (que curiosamente não era horizontal, pois tinha alguns graus de inclinação ), metemos potência max. ao motor e começámos a rolar na pista.
No momento da descolagem, rebenta o pneu esquerdo do trem de aterragem e o BRANCO, coloca-me a seguinte questão: FERREIRA, voltamos à pista, ou vamos assim para Tete? Eh pá ,é melhor regressarmos de novo à pista, pois se formos assim para lá, vamos já despoletar o sistema de emergência do aeródromo.
E assim foi, voltámos à pista e enquanto a AUSTER teve sustentação tudo bem, mas quando se apoiou sobre o lado esquerdo, rodou 90º e entrámos por uma zona de pequenos arbustos a dentro, já com o motor e circuitos eléctricos desligados, parando uns metros à frente, sem problemas de maior para nós e para a máquina.
O nosso companheiro do Exército, apanhou um "cagaço" tal, que apesar de trazer algumas máquinas fotográficas consigo, não me lembro, de o ver tirar alguma foto da situação, ou proferido algum comentário.
Mais surpreendidos, ficaram os nossos companheiros de armas, quando nos viram entrar pelas instalações do destacamentos a dentro, imaginando-nos já em "voo de cruzeiro", pois que ninguém se tinha apercebido do problema.
Regressámos depois na AUSTER que tinha sido reparada, tendo a que ficou acidentada sido recuperada por MMA.s, que lá foram posteriormente do AB7.
Tratou-se de mais um episódio, que nos acontecia a todos, aqui e ali, no nosso dia a dia ,no teatro da guerra, aonde fomos protagonistas.
Em anexo, envio uma foto minha, em frente aos nossos alojamentos no AB7.
Uma outra, da nossa AUSTER D. 5/160 daqueles tempos.
E uma terceira, da pista da ESTIMA actual, (A-B) através do Google .
Vou encerrar por hoje, a Oficina Eléctrica do Hangar de Manutenção, enviando-te um forte abraço, extensivo a todos os Zés Especiais da nossa Linha da Frente.
As rápidas melhoras para os que estão enfermos e BOM ANO 2009 PARA TODOS.
Augusto Ferreira