Carlos Alves
Esp.MMA 1ª/70 Tete
Alvaiázere
Boa noite Victor .
Pegando na aventura do Augusto Ferreira com o Auster na Estima.
Lembro-me perfeitamente desse acidente,só não sabia que tinha sido ele um dos intervenientes.
Embora estivesse destacado na altura no AM,nesse dia andava por outras bandas.
De facto havia lá um Auster quase privativo do Com. do AM Alf./Cap.Santos,servia não sei bem para quê.Não me lembro de alguma vez ter sido utilizado noutro tipo de missão,a não ser umas voltas de vez enquando na zona ou alguma ida a Tete tratar de assuntos. Era nestas viagens que o Alf.Santos nos deixava fazer o "Gosto ao Dedo",aliás isso acontecia também nos helicópteros,na falta do duplo comando servia o célebre pau de vassoura.
Na Estima estavam quase sempre dois helicópteros,um de transporte e o heli-canhão.
O mecânico dos helis fazia também a manutenção do Auster,pouco mais do que abastecê-lo e pô-lo a trabalhar durante alguns minutos todos os dias , por vezes aproveitava para dar uma voltinha na placa quando o Alf. não estava por perto.
Numa dessas voltas ia eu aos "comandos da dita aeronave",quando vejo o pessoal que estava debaixo do alpendre do AM com os braços no ar,entusiasmei-me pensando que eram aplausos á minha perícia como "piloto".
Quando de repente me apercebo de que não eram palmas mas sim que ia direitinho aos tambores de combustível.O cagaço foi tal que parei imediatamente o motor e levei o Auster de empurrão para o estacionamento e ponto final com tais brincadeiras.
Se não morresse na explosão acho que ainda hoje estaria preso.
Um Abraço
Carlos Alves
Junto ao Alloutte III em Estima.
VB: Olá Carlos,espero que tenhas tido um inicio de ano com muita saúde.