segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

801 AQUILO ERA MESMO GUERRA.


Carlos Alves
Esp.MMA Tete
Alvaiázere

Boa noite Victor
Há dias recebi um mail de um ex. especialista que chegou a Tete pouco depois de eu de lá ter saído.
Viu alguns textos que escrevi para o Blog de Tete e resolveu contactar-me.
Trocamos alguns mails entre os quais dois que abaixo transcrevo.
Falamos de um acidente com um helicóptero que se preparava para um voo de exp. e com os pedais bloqueados por esquecimento e ao tentar a descolagem deu-se o acidente esquartejando três mecânicos.Este acidente deu-se algum tempo depois de eu sair de Tete.
Ele contou-me assim o que viu:

Carlos Alves, meu nome e Humberto estive no AB7 nesta altura lembro-me muito bem do acidente a que se referem, estava a voar num puma e quando aterramos depara -mo-nos com aquele triste espectáculo, ate bocados de cabeça se viam espalhados pelo chão.
Gostava de me fazer membro do vosso site AB7.
Um abraço Humberto

Noutro mail pedi-lhe que me disse-se onde e como faleceu o meu grande amigo Pais e identifica-se os elementos de uma foto que me mandou e onde estão dois dos que faleceram no acidente atrás descrito.
A resposta foi esta:

Companheiro Alves na foto e na linha da retaguarda o primeiro da direita se bem me lembro chamava-se Carvalho mec. de armamento e o terceiro da mesma linha não me recordo do nome tinha como apelido piloto porque sempre disse que o queria ser .
Dormia na cama ao lado da minha e era mec de avião.
Quanto ao Pais posso dizer que tinha mesmo acabado de chegar de ferias de Portugal onde o pai lhe tinha oferecido um capacete branco para moto .
Quis levar este mesmo capacete, contra vontade dos colegas, numa missão muito complicada a base do famoso turra Raimundo,Zona de Cabora Bassa.
Nesta operação entraram os fiat ,T6, helicanhao e mesmo assim foi um festival de tiro e de napalm como nunca tinha visto.
Pela radio ouvi dizer o alferes Gloria, que era o piloto do Pais, que o atirador tinha sido atingido .
Voltamos a Tete e foi ai que soube que tinha sido o Pais, levou um tiro no capacete branco.
Só ai é que me apercebi que aquilo era mesmo guerra e ainda por cima tivemos que voltar para largar mais comandos.Não foi fácil .
Um abraço Humberto
"Afinal a guerra envolvia todos incluindo os Especialistas da FAP"

Um Abraço Carlos Alves