segunda-feira, 2 de março de 2009

823 COMENTÁRIO À MENSAGEM 818.


António Matos
Ten.Pilav. (Hoje Ten.Gen.Pilav.Refº) Guiné
Caro amigo
Aqui vão os comentários à mensagem 818(*).
O Cap/Maj Calheiros era a pedra basilar do BCP 12, o seu “Estratega”.
Grande parte dos sucessos obtidos pelos Paras em terras da Guiné são da sua responsabilidade.
Militar integro e reservado, nunca se pôs em bicos de pés para colher os louros a que tinha direito pelo seu excelente trabalho.
O DO-27 tinha uma autonomia de cerca de 4 horas, dependendo do modo de operar. Houve algumas ocasiões em que, fruto das condições operacionais do momento e uma vez gasto o combustível da aeronave, o piloto aterrava num dos quartéis que dispunham de bidons de gasolina, atestava, e seguia de novo para a área de operações.
Quando havia bomba eléctrica para reabastecer, este durava uns 5 minutos; sem bomba eléctrica a operação era manual, estendia-se por mais de 1 hora.
É possível que o Maj Calheiros tenha participado em missões que exigiram dois reabastecimentos, totalizando as tais 12 horas de voo.
A titulo de exemplo, na minha caderneta de voo tenho registado voos de DO-27 de 7 horas (o que pressupõe um reabastecimento a meio do voo).
Quanto à ideia do Maj Calheiros a pilotar o DO-27, só vem aumentar a minha ideia de que em Portugal existem poucos “jornalistas” e muitos “jornaleiros”.
Sendo verdade que alguns dos militares que comandavam as operações terrestres voavam assiduamente com os nossos pilotos, por vezes e por momentos era-lhes facultado o “pilotar a aeronave”, não mais que um gesto de simpatia por parte do piloto (extensivo igualmente a mecânicos).
Um abraço
António Martins de Matos


(*) Mens.818 01.03.2009 "A revista "Visão"...não é só de agora"
VB: Amigo Matos na realidade muitas vezes numa entrevista,a deturpação de palavras e a falta de conhecimento do jornalista,atribuem frases ao entrevistado que ele não disse.
Este é um caso flagrante,pois quem conhece o,hoje,Cor.Calheiros,sabe perfeitamente que estas palavras não são suas.
O que considero uma falta de ética profissional é o ter-mos enviado um mail ao jornalista e nem sequer resposta nos deu!
Errar é humano,mas reconhecer o erro,é uma virtude!