sexta-feira, 6 de março de 2009

VOO 838 IDENTIFICAÇÃO DO FIAT G-91 R4.

Mário Diniz
Seguidor do Blog




JC:No passado dia 3.3.2009,na sequência do nosso Post.821"Fiat´s G-91 na BA 6 e até na FIL",recebemos deste nosso leitor o seguinte texto:



Viva
Sendo seguidor atento do v/ Blogue Especialistas da BA-12, venho por este meio dar uma ajuda na identificação do Fiat G-91 R4, que o Sr. João Carlos Silva ( Esp.MMA BA-4) coloca a questão “O outro ponto é referente aos dados históricos de acidentes com FIATs na Guiné enviados pelo Arnaldo Sousa, para referir que através dos sites Airliners.net e Walkarounds me apercebi que o 5407, acidentado em 22/02/1967, então pilotado pelo Major Armando Moreira (comandante da esquadra 121) que se ejectou, esteve em exposição na FIL, Parque das Nações, por ocasião do 50º aniversário da FAP (será possível?). da possibilidade de ser o “5407”
De facto, o avião apresentado (deveria ser “representado”) na FIL como o “5407”, é na realidade o “5438”.
Depois de restaurado o “5438” foi pintado com as cores do “5407” e sua vistosa Boca de Tubarão e encontra-se num armazém do DGMFA em Alverca enquanto as obras de construção do “novo” Museu do Ar em Sintra ( BA-1) não estão concluídas.




Junto anexo duas fotos do aparelho em causa, a primeira quando ainda ostentava a ultima pintura do Fiat utilizada em Portugal, o dito Wrap-Around e a segunda do mesmo avião, já com as cores do “5407”, mas ainda no decorrer da sua restauração.
Ambas as fotos foram tiradas em Sintra (BA-1).
Espero que tenha dado uma ajuda na dúvida colocada anteriormente.
Desejo as melhores felicidades para os “Especialistas da BA-12” e espero que continuem o excelente trabalho que têm estado a desenvolver.
Melhores cumprimentos
Mário Diniz


Nesse mesmo dia emiti o seguinte comentário ao texto:

Caro Mário, em primeiro lugar agradecemos a tua contribuição para esta questão relativa ao 5407, e os votos de felicidades, e registamos com agrado a presença de mais um seguidor do "nosso" blogue, ainda por cima com conhecimento detalhado sobre esta questão.
Sê bem-vindo e sem qualquer tipo de pressão, não te queres apresentar na Linha da Frente ? Ainda sobre a tua explicação, é de registar a ideia de ao recuperar um FIAT para "representação" de uma aeronave que serviu no TO da Guiné, levar o realismo até ao próprio número, talvez por conter adicionalmente o simbolismo de aí ter sido abatida.



Ainda neste mesmo dia o Victor Barata agradecia ao Mário a sua participação no Blog,assim:


Boa-Tarde Diniz.Antes de mais,os nossos agradecimentos pelas tua participação no nosso Blog,um excelente contributo para o enriquecimento do mesmo, e as palavras agradáveis que nos dirigis-te.Nós somos grupo de elementos da FAP que estivemos na Base Aérea 12 ,Bissalanca,Guiné,e resolvemos criar este espaço no intuito de reencontrar velhos camaradas de armas e revivermos o passado.
Efectivamente a aceitação deste blog "contaminou"companheiros da Armada e Exército que quiseram colaborar com lindíssimas passagens pelo TO (Teatro Operacional).
Já agora gostava de te perguntar:Servis-te a FAP?Onde? Com que função? Se sim,entra na nossa Tertúlia "LINHA DA FRENTE",bastando para tal que nos envies duas fotos,militar e civil,posto,onde estiveste,o teu contacto e...as tais histórias da guerra.
Se não,a que se deve este teu interesse pela aeronáutica?
Ficando à espera das tuas notícias,despedi-mo-nos com
Saudações Aeronaúticas
Victor Barata




O Mário de imediato nos respondeu assim:



Viva amigo
Victor Quanto aos agradecimentos, não são necessários, a mensagem que coloquei, fi-la com todo o gosto.
Não me posso juntar a vocês como pertencente ao grupo de pessoal que esteve na BA-12, pois nunca lá estive, para falar verdade nunca fui a África…Cumpri o serviço militar em 1988/89 no Regimento de Comandos, pelas datas já puderas ver que “apenas” (é para rir) tenho 42 anos.
Agora, o gosto pela Força Aérea, vem de adolescente e confesso que desde essa altura cada vez tem vindo a piorar, pois quase que me considero uma “espécie de historiador” no que à Força Aérea diz respeito.
O Blogue dos Especialistas da BA-12, faz parte das minhas consultas diárias de sites e blogues que contenham informação sobre este tema, aproveito também para mencionar que sou habitual contribuidor da revista Mais Alto (Força Aérea), inserido entre outras coisas nos artigos da Aviação Militar Online que regularmente é escrito pelo Fórum 9G’s ( http://www.forum9gs.net/ ) do qual sou moderador.
Na Mais Alto puderas ver uma “carrada” de fotos minhas que tenho contribuído ao longo dos tempos, enfim a juntar a um número considerável de livros sobre a Força Aérea e Guerra Colonial, tenho igualmente como hobby a fotografia das “nossas” aeronaves.
Está mais ou menos feita a minha apresentação e embora não me possa “incluir” em tão ilustre grupo, fica ciente que poderão contar com a minha colaboração sempre que necessário.
Abraços
Mário Diniz
VB:Mário, este espaço é teu sempre que o queiras utilizar,para nós é importante poder usufruir dos teus vastos conhecimentos aeronaúticos,certamente que com eles o nosso blog ficará mais fortalizado nessa área.