sexta-feira, 13 de março de 2009

VOO 850 A ENFERMEIRA QUE VINHA DO CÉU-A DESCOBERTA.



João Carlos Silva
Co-piloto do Blog.



Na sequência do belo texto do Manuel Bastos, “A Enfermeira Que Vinha Do Céu”, publicado no post 837.
Em face de uma passagem sofrida da vida do Manuel Bastos (1), por terras longínquas de Moçambique, conjugada com a Nobre missão das “nossas” Ilustres Enfermeiras Pára-quedistas (2), o “comandante” Víctor Barata, como é seu timbre, dá o exemplo de dedicação a esta causa, ao procurar incansavelmente a identificação da Enfermeira (3) que socorreu o Manuel Bastos, conseguindo os seus intentos e comunicando a mesma ao Manuel.
Enviou-lhe o seguinte e-mail:


Olá Manuel.
Como já deves ter reparado, cativo uma grande amizade por ti.
Certamente que te interrogas com o velho "porquê" se nos conhecemos há tão pouco e tempo e apenas através da escrita!?...
A sensibilidade e intelectualidade com que rediges os teus escritos, foram os principais causadores de tal virtude.
No último texto que me enviaste, a meu pedido, sobre as nossas enfermeiras paraquedistas, mais uma vez pões em prática essas tuas particularidades.
Em determinada altura dizes assim;

" resta-me o conforto de ter conhecido no momento mais dramático da guerra o sorriso redentor desta enfermeira pára-quedista "

Pois bem, companheiro, desde logo prometi a mim próprio "recompensar-te" pelo referido texto.
Mas como?! Quem sou eu para poder fazê-lo não sendo com a amizade que lhe manifesto!?...
Também tenho virtudes e grande sensibilidade humana, como tal, andei dia e noite até conseguir o meu objectivo, consegui!
Manuel, localizei essa mulher do tal sorriso redentor que te socorreu aquando da tua evacuação, Fur. Enfª. Paraquedista Piedade Gouveia!



Que me dizes?
Um abraço para ti AMIGO.
Victor Barata

De seguida, o Manuel Bastos respondeu ao Víctor com o seguinte e-mail:

Amigo Barata
Na verdade não sei o nome da enfermeira que me socorreu, mas acredito nas tuas pesquisas.
Então se a conheces apresenta-lhe as minhas homenagens e que receba esse texto como uma expressão sincera de gratidão e não como um exercício fútil de prosa.
<>

Obrigado pelas tuas palavras e um grande abraço

Manuel

Companheiros da Linha da Frente, a missão do “nosso” Blog sendo cumprida.

Sem dúvida, este é um dos grandes objectivos com que o “Especialistas da BA12” foi criado, para recordar as memórias da Guerra Colonial e congregar todos os que defenderam esta causa e lutaram pelos mesmos ideais.
Sim, porque esses factos devem ser contados na primeira pessoa, sim porque melhor do que ninguém os directamente envolvidos podem expressar esses factos, entender os restantes camaradas e reconhecer a importância das acções por eles desenvolvidas.
É muito bom quando conseguimos relatar esses acontecimentos (os bons e os maus) e ainda por cima ter a humildade de reconhecer o valor, e a gratidão, da acção de outros camaradas e de continuar a lutar por esta causa, divulgando, facilitando o contacto e a possibilidade de expressão, desta geração de antigos combatentes.
Está nas nossas mãos garantir que a história vai sendo conhecida para os mais novos, mas também que os nossos camaradas saibam que, num determinado dia, a sua acção, por muito trivial que lhe possa parecer, foi importante e marcou alguém para a vida.

Nota: Por esta causa, quero dizer tão só (e não é pouco) por quem serviu e sofreu na Guerra Colonial, independentemente da condição social, posto ou motivação.

(1) O Manuel Bastos é DFA e foi Fur Mil do Exército em Moçambique, tendo sido vítima de uma mina. É autor do livro “Cacimbados – a vida por um fio”. Consultar os posts 92, 99, 113, 209, 471, 480, 487, 488, 538, 557, 565, 581, 837.
(2) Ver os posts Víctor Barata em 16 de Julho de 2007, 87, 501, 791, 793, 794, 797, 798, 803, 804, 806, 810, 833, 837.
(3) Enfermeira Fur Piedade Gouveia, ver fotografia também no post 782