José Raimundo
Esp.MMA Mueda
Coimbra
Esp.MMA Mueda
Coimbra
SONHOS MAQUIAVÉLICOS
FOI COM UMA CERTA ESTUPEFACÇÃO QUE LI E RELI A CRONICA(????) IN "CORREIO DA MANHA". ACERCA DAS AVENTURAS E DESVENTURAS DE UM NOSSO EX-CAMARADA (??????) DE SEU NOME AMÍLCAR PIRES.
POIS BEM, FUI MECÂNICO DE MATERIAL AÉREO DE 1968 A 1973. FIZ SERVIÇO EM ALLOUETTES III , UNS MESES (POUCOS), NA LINHA DA FRENTE DOS MESMOS EM TANCOS. SE CONTABILIZAR EM ANOS O TEMPO EM QUE PRESTEI SERVIÇO NESTAS AERONAVES , PODE TRADUZIR-SE + OU - EM 4 ANOS.
VOU CENTRAR O MEU COMENTÁRIO SOBRE O ESCRITO NO REFERIDO JORNAL, SOBRE ACTUAÇÃO DE UM PSEUDO MECÂNICO AVIADOR, E TALVEZ UM MAU CONTADOR DE HISTORIAS.
POIS BEM. VAMOS A FACTOS.
DURANTE A MINHA COMISSÃO EM TERRAS DE MOÇAMBIQUE E NO AUGE EM QUE A GUERRILHA ESTAVA A IMPOR AS SUAS LEIS., NÃO ME LEMBRO DE TER HELICÓPTEROS(ATADOS COM ARAMES.....), DE SE TEREM PARTIDO ROTORES DE CAUDA(AS PÁS DO ROTOR, SIM SENHOR, E VERDADE...), TIROS NO APARELHO TAMBÉM E VERDADE! AGORA TROPAS QUE NORMALMENTE ERAM MILITARES DE ELITE(FUSOS,PARAS OU COMANDOS), COM MEDO DE SAÍREM AO PONTO DE SEREM EMPURRADOS!.....NUNCA ME APERCEBI DISSO. DEPOIS VEM AQUELA DE TER QUE CONTAR OS MORTOS. POR FAVOR.... ESTA E DEMAIS. OLHA AGORA TERMOS TEMPO PARA ANDAR A CONTAR OS MORTOS. E OS FERIDOS, NÃO? E AGORA VEM OUTRA. O DESLIGAR O APARELHO EM VOO PORQUE O MESMO ESTAVA COM PROBLEMAS.SERÁ QUE O MESMO ESTAVA EM RISCO DE EXPLODIR? GRANDE PILOTO QUE DEMONSTROU UM SANGUE FRIO BRUTAL. O NOSSO CRONISTA NÃO SE TERÁ CONFUNDIDO COM A INSTRUÇÃO DE PILOTOS EM QUE SE FAZIAM AS AUTO-ROTAÇÕES? DEPOIS ,CAÍRAM SEM SE ALEIJAREM. TALVEZ TENHAM CAÍDO NALGUM COLCHÃO DE SUMA A UMA. E PARA TERMINAR ESTE REPARO, SÓ NÃO COMPREENDO COMO E QUE EM 1965/1966 UM MECÂNICO DE RADIO FAZIA O SERVIÇO DE MATERIAL AÉREO?
NA MINHA ALTURA, A TRIPULAÇÃO NORMAL ERA COMPOSTA POR PILOTO E MECÂNICO. NO HELI CANHÃO A TRIPULAÇÃO ERA COMPOSTA POR PILOTO E MECÂNICO DE ARMAMENTO QUE FAZIA IGUALMENTE DE ATIRADOR. AGORA MRAD DESEMPENHAREM A MISSÃO DE MMA, NÃO ME LEMBRO. COMPREENDO AGORA, A SER VERDADE, OS HELIS ANDAREM ATADOS COM ARAMES. POBRES APARELHOS!!!!........E POR ESTAS E OUTRAS QUE TAIS, QUE SOMOS E SEREMOS SEMPRE MAL VISTOS PERANTE A SOCIEDADE.
FOI COM UMA CERTA ESTUPEFACÇÃO QUE LI E RELI A CRONICA(????) IN "CORREIO DA MANHA". ACERCA DAS AVENTURAS E DESVENTURAS DE UM NOSSO EX-CAMARADA (??????) DE SEU NOME AMÍLCAR PIRES.
POIS BEM, FUI MECÂNICO DE MATERIAL AÉREO DE 1968 A 1973. FIZ SERVIÇO EM ALLOUETTES III , UNS MESES (POUCOS), NA LINHA DA FRENTE DOS MESMOS EM TANCOS. SE CONTABILIZAR EM ANOS O TEMPO EM QUE PRESTEI SERVIÇO NESTAS AERONAVES , PODE TRADUZIR-SE + OU - EM 4 ANOS.
VOU CENTRAR O MEU COMENTÁRIO SOBRE O ESCRITO NO REFERIDO JORNAL, SOBRE ACTUAÇÃO DE UM PSEUDO MECÂNICO AVIADOR, E TALVEZ UM MAU CONTADOR DE HISTORIAS.
POIS BEM. VAMOS A FACTOS.
DURANTE A MINHA COMISSÃO EM TERRAS DE MOÇAMBIQUE E NO AUGE EM QUE A GUERRILHA ESTAVA A IMPOR AS SUAS LEIS., NÃO ME LEMBRO DE TER HELICÓPTEROS(ATADOS COM ARAMES.....), DE SE TEREM PARTIDO ROTORES DE CAUDA(AS PÁS DO ROTOR, SIM SENHOR, E VERDADE...), TIROS NO APARELHO TAMBÉM E VERDADE! AGORA TROPAS QUE NORMALMENTE ERAM MILITARES DE ELITE(FUSOS,PARAS OU COMANDOS), COM MEDO DE SAÍREM AO PONTO DE SEREM EMPURRADOS!.....NUNCA ME APERCEBI DISSO. DEPOIS VEM AQUELA DE TER QUE CONTAR OS MORTOS. POR FAVOR.... ESTA E DEMAIS. OLHA AGORA TERMOS TEMPO PARA ANDAR A CONTAR OS MORTOS. E OS FERIDOS, NÃO? E AGORA VEM OUTRA. O DESLIGAR O APARELHO EM VOO PORQUE O MESMO ESTAVA COM PROBLEMAS.SERÁ QUE O MESMO ESTAVA EM RISCO DE EXPLODIR? GRANDE PILOTO QUE DEMONSTROU UM SANGUE FRIO BRUTAL. O NOSSO CRONISTA NÃO SE TERÁ CONFUNDIDO COM A INSTRUÇÃO DE PILOTOS EM QUE SE FAZIAM AS AUTO-ROTAÇÕES? DEPOIS ,CAÍRAM SEM SE ALEIJAREM. TALVEZ TENHAM CAÍDO NALGUM COLCHÃO DE SUMA A UMA. E PARA TERMINAR ESTE REPARO, SÓ NÃO COMPREENDO COMO E QUE EM 1965/1966 UM MECÂNICO DE RADIO FAZIA O SERVIÇO DE MATERIAL AÉREO?
NA MINHA ALTURA, A TRIPULAÇÃO NORMAL ERA COMPOSTA POR PILOTO E MECÂNICO. NO HELI CANHÃO A TRIPULAÇÃO ERA COMPOSTA POR PILOTO E MECÂNICO DE ARMAMENTO QUE FAZIA IGUALMENTE DE ATIRADOR. AGORA MRAD DESEMPENHAREM A MISSÃO DE MMA, NÃO ME LEMBRO. COMPREENDO AGORA, A SER VERDADE, OS HELIS ANDAREM ATADOS COM ARAMES. POBRES APARELHOS!!!!........E POR ESTAS E OUTRAS QUE TAIS, QUE SOMOS E SEREMOS SEMPRE MAL VISTOS PERANTE A SOCIEDADE.
SE E PURA FICÇÃO DO NOSSO AMIGO AMÍLCAR PIRES, QUE DIGA DE SUA JUSTIÇA. SE HÁ DETURPAÇÃO JORNALÍSTICA, QUE SEJA REPOSTA A VERDADE. RAIMUNDO/HELICOPTEROS/MOÇAMBIQUE/1971-1972.
UM ABRAÇO PARA TODA A MALTA DA LINHA DA FRENTE
OBS: FALTOU-ME REALÇAR TAMBÉM UM PORMENOR MUITO IMPORTANTE. E QUE, TAMBÉM FAZIA PARTE DAS TRIPULAÇÕES ,ERA ESSA MULHER GENEROSA E ABNEGADA: A ENFERMEIRA PARAQUEDISTA.
UM ABRAÇO PARA TODA A MALTA DA LINHA DA FRENTE
OBS: FALTOU-ME REALÇAR TAMBÉM UM PORMENOR MUITO IMPORTANTE. E QUE, TAMBÉM FAZIA PARTE DAS TRIPULAÇÕES ,ERA ESSA MULHER GENEROSA E ABNEGADA: A ENFERMEIRA PARAQUEDISTA.
VB: Amigo Raimundo,o contexto da notícia publicada na Revista Magazine de 19 de Abril último, na rubrica "A Minha Guerra",deixa-nos realmente um pouco indignados com o que se lê,no entanto será bom,e estamos a providenciar nesse sentido junto da redacção da citada revista,que se soubesse como as coisas se passaram,ou seja,terá o nosso companheiro dito o que está escrito? Poder-se-á admitir que o jornalista tenha deturpado situações? De uma maneira ou da outra estou de acordo contigo,à que repor a verdade dos factos.
Não concordo contigo é dizeres que estamos mal vistos na sociedade! Essa não,Raimundo. Pelo contrário,a nossa classe pode orgulhar-se do serviço que prestou.