João Carlos Silva
Co-Piloto do Avião
MMA, BA6, 2ª/79
Sobreda da Caparica
Companheiros da Linha da Frente,
Após um ou outro contacto que recebi de companheiros nossos e da leitura de algumas mensagens noutros fóruns, como o site dos nossos companheiros NANAMUE, verifiquei incredibilidade e nalguns caso revolta relativas a algumas passagens do texto acima referido.
Para enquadrar, este texto foi publicado em 19 de Abril na revista suplemento do “Correio da Manhã”, num espaço designado de “A Minha Guerra” e por nós publicado no “nosso” Blog.
As questões levantadas pelos nossos companheiros, a maioria que serviu nos Helicópteros e que portanto conheceu bem estes aparelhos do ponto de vista técnico e que viveu directamente cenários de operações, de reabastecimentos e de recuperações em teatro de guerra, prendem-se fundamentalmente com algumas (des)informações, técnicas e também com a constituição da dita “tripulação” e respectiva especialidade nas recuperações, descritas nesse texto.
Fico com a dúvida se a necessidade destas chamadas de atenção pelos nossos companheiros se devem ao Entrevistado ou ao Entrevistador.
O objectivo do “nosso” Blog é o de congregar todos os Especialistas da Força Aérea e outros camaradas, para recordar memórias da Guerra Colonial na Guiné (e não só, acrescento eu), desta forma tem sido evidente a expressão de passagens desses tempos, na primeira pessoa, mas seguramente que todos queremos que essas passagens sejam o mais fidedignas possível, por respeito a quem as viveu e porque são registos que ficam para os mais jovens.
Desta forma, parece-me importante dar nota deste assunto e respectiva reserva face às referidas informações constantes no texto e por outro lado que continuemos a fomentar a colaboração entre os Especialistas que viveram acontecimentos desses na primeira pessoa, publicando os seus textos ou indicando ligações para importantes repositórios de informação sobre o assunto.
Até breve.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva, MMA,
Jaguares (FIAT G-91), 2ª/79
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