domingo, 26 de abril de 2009

VOO 931 ESTOU FARTO DE RAMBOS!





António Martins
2ºSargºMMA Guiné
Mem Martins


Meus amigos,
Tenho estado atento a todos os voos no nosso espaço, especialmente, desde o dia 19-04-09, é claro que, como diz o Lanceiro, também começo a ficar farto de RAMBOS e repudio fortemente o publicado no Correio da Manhã.
Fui Chefe da Linha da Frente dos ALL III "CANIBAIS" na BA12, já não me lembro quanto tempo, mas foi certamente a maior parte do tempo da minha comissão de serviço na Guiné e posso afirmar que não me lembro de nenhum Helicóptero ter caído por causa do rotor de cauda, até, porque estava protegido pela quilha, alguns furos no depósito de combustível, isso é verdade, algumas mossas nas pás do rotor principal, também é verdade,algumas avarias também aconteceram, mas nada que os MMA da Linha da Frente não conseguissem resolver e se não os Heli iam para a Manutenção, onde também trabalhei algum tempo da minha comissão na Guiné, agora arames nos ALL só para frenar as porcas, quando não eram auto-frenadas.
Já agora para os ditos "Rambos" se não sabiam ficam a saber que qualquer anomalia detectada nos ALL III, bem como em qualquer aeronave, era a notadana respectiva Caderneta do aparelho e enquanto não fosse reparada e assinada o aparelho não voava.
Estou aposentado há alguns anos, em parte pelo que dei à FAP, mas isso dá-me muito orgulho, agora um Zé Especial, dizer o que disse entristece-me muito ,porque faz-me lembrar a conversa de alguns reformados aqui da minha zona,que também estiveram na guerra colonial e eu ao ouvir tanto disparate pergunto em que arma serviram e a resposta é Exercito e Marinha, sem qualquer ressentimento por essas Armas, agora de um camarada que serviu a FAP.
Os meus magnetos já falham demasiado tanto em voo como parados, por isso evito escrever histórias de que já não me lembro bem e muito menos quando tenho flashes do que aconteceu e o que escrevo nessas condições, faço como diz o Lanceiro, vai tudo para a gaveta ou então rasgo simplesmente.
Para a Linha da Frente um grande abraço, especialmente aos nossos Piloto eCo-Piloto

António Correia

Voos Relacionados:

920 – Sonhos Maquiavélicos – José Raimundo
921 – Andei atrás do Che Guevara “Realidade ou Ficção?” João Carlos Silva
923 – Amílcar Pires,os Héllis e os…Rambos – Manuel Lanceiro
924 – Andei atrás do Che Guevara “Realidade ou Ficção?” (II) – Arlindo Oliveira
925 – Nunca vi os Héllis presos por arames ?! – Pedro Garcia