quarta-feira, 29 de abril de 2009

VOO 937 O PORQUÊ DESTA CONDECORAÇÃO?


José Ribeiro
Esp.OPC Guiné
Lisboa

Boas noites, camaradas de armas.
Fiquei satisfeito e orgulhoso, porque um cabo especialista de MARME, ter tal distinção atribuída, quando outros da mesma especialidade e ainda outras, morreram em combate e nada tiveram. Julgo.
Sendo, eu e ele, da mesma recruta (OTA-BA2, 3ª/66, em especialidades diferentes, concluídas em comissão de serviço em determinado período na Guiné), gostava apenas de saber em que se fundamenta tal atribuição, isto é, se por ter sido um elemento fundamental na "Guerra Ultramarina/Colonial, na Guiné", e/ou por outros méritos que, sinceramente, desconheço, apesar de o considerar como amigo/camarada de armas, cumprindo em rigor aquilo que nos destinavam (cabos especialistas e outros, de postos diferentes da mesma arma).
Eu, como leigo nas razões que levam à atribuição de condecorações e/outras menções, mais ou menos discutíveis e às vezes de difícil justificação - não sei se é o caso -, dado o pequeno espaço de tempo que exerceu as funções de Presidente da AEFA (Associação de Especialistas da Força Aérea). Estou em crer e supostamente, que não foi isso que levou a Força Aérea a atribuir-lhe tal distinção, julgo. No entanto, de mim vão as minhas saudações para o homenageado.
Todavia, aparte o decidido e atribuído que até facilmente poderia/poderá ser justificado, se assim for entendido, o que faltará é a justificação de tal acto para que não fiquem dúvidas. Alguém disse que "Os heróis já estão mortos, por isso são homenageados". Em vida são esquecidos e às vezes mal tratados.
Quem sou eu para pôr em causa tal atribuição? Pergunto a mim próprio e, ainda, não encontrei explicação. Haja mais homenageados, mas por favor explicitem os motivos de tal acto.
Sempre gostei e continuo a gostar de praticar a justeza de todos os actos e ser um "Zé Português" ávido daquilo que falta à sociedade em que vivo "Humildade e Seriedade", nunca pondo em causa o que foi atribuído a muitos portugueses.
Nada mais não digo.
Até sempre camaradas de armas.
JLRibeiro
VB:Pois amigo Zé,nesta coisas as opiniões divergem,esta é a tua.
Gostávamos de deixar este espaço em aberto para receber as diversas opiniões sobre esta condecoração do EMFA ao Presidente cessante da Associação de Especialistas da Força Aérea,nosso companheiro Angelino Saldanha.