quarta-feira, 6 de maio de 2009

VOO 956 O FALECIMENTO DO JOÃO PACHECO.

Em 28.04.2009,o nosso companheiro Arlindo Pereira enviou-nos este mail:

"Bons dias para a nossa tripulação. Em virtude de ter estado ausente no fim de semana, só agora consegui folhear as páginas dos jornais que normalmente leio, não sei se a nossa tripulação teve conhecimento de uma noticia que vem no " Correio da Manhã " de domingo na pág. 12, que passo a transcrever: " Despiste de Ligeiro mata militar da Força Aérea ", a notícia fala-nos de João Paulo Pacheco, que era Sarg. Ajudante aposentado, tendo passado grande parte da sua vida militar na ( BA4 ). O nome deste Zé não me diz nada, pois em principio pela idade ( 50 anos), será de uma geração posterior, no entanto sempre é a perda de um dos nossos. Por isso se a nossa tripulação com os meios que dispõe, conseguir elementos que possam identificar melhor este Zé. Um grande a braço para o nosso Comandante e respectivo co-piloto, que se estenda a toda a Linha da Frente.Arlindo Pereira"


Depois de diversas tentativas,sem resultados, no sentido de obter elementos para complementar devidamente a notícia e visto João ter permanecido na BA 4 durante algum tempo, de imediato contactamos o Fernando Castelo Branco no sentido de ele nos poder facultar mais pormenores sobre o João e o acontecido.
Como sempre o Fernando,de alerta permanente no lado de lá do Atlântico,pôs o Jipe a trabalhar (atenção que ele é MMT!) e foi para o campo recolher a informação que assim transcrevemos:





AMIGO Victor
Antes de mais, tenho a pedir-te desculpa de não ter respondido logo ao teu email.Pois o João Paulo Pires Pacheco, também Especial, era OCART. Tinha o Posto de SARGENTO AJUDANTE,segundo a informação dada pelo Nosso Especial, também OCART Rogério Ferreira, ele era de uma Incorporação de1978,(?)... na "Escola Mãe"; Base Aérea 2 OTA, na altura.
Fez uma comissão no Afeganistão, a seguir, teve problema de pulmões em que lhe foi extraído um, mas conseguiu "vencer".
Quis o destino que a morte o tenha agarrado de"outra maneira"...
A Senhora Viúva, é natural de Angra do Heroísmo. Por sinal, também Colega do Nosso Rogério Nogueira.
Tive a oportunidade de conhecer ambos, primeiro a senhora e depois ele...
Quando, me falaste na pessoa, pelo nome não ia lá,foi o Rogério Ferreira que à bocado quando me telefonou,me deu mais detalhes.
O corpo, foi cremado aí no Continente, salvo erro Rio de Mouro e depois foi transladado para cá...
Paz à Sua Alma e que Nossa Senhora do Ar o receba, conforme Ele abraçou a FAP.
Para Ti, um abraço e mais uma vez, estiveste atento "á Nossa Família Especial", antes não fosse desta maneira.
Fernando Castelo Branco