segunda-feira, 6 de julho de 2009

VOO 1073 A 1ª HELIPORTAGEM DE ASSALTO NA GUINÉ.



Virginio Briote
Alf.Mil.Comº Guiné
Cascais
Caro Vítor e Camaradas,
1. Talvez alguém se possa rever nas imagens corroídas pelos anos. Referem-se a um filme, do qual extraí uma passagem sobre uma op, "Hermínia" de nome, realizada na zona de Jabadá, em 06Mar66, em que os Al III tiveram um papel decisivo. Às 13h00 levaram-nos lá, evacuaram um morto do meu grupo às 13h30, recolheram-nos em Jabadá por volta das 17h00 e às 19h00 eu estava a beber uma cerveja na esplanada do Bento. Dos nomes da FAP que aparecem nas imagens, recordo o então Tenente PilAv Velez Caldas. Penso que o cmdt da esquadrilha era o também então major PilAv Mendonça. Mas aparecem nas imagens outros Camaradas da FAP, cujos nomes se foram da minha memória. As imagens foram feitas por um camarada que tinha recebido de presente uma máquina de filmar. A inexperiência e o nervosismo da op, de que era um dos cmdts não resultou muito bem. Fica como um doc para a história.





2. Tens tido a gentileza de manteres o Tantas Vidas no painel do blogue. Estou a arrumar o Tantas Vidas, a seleccionar e ordenar os posts e depois, vou fazer uma edição de autor de duas ou três centenas de exemplares para distribuir a quem manifestar interesse. Depois fecho-o. Neste momento existem sites mais abrangentes, de que são muito bos exemplos o Luís Graça e Camaradas da Guiné, a Reserva Naval do Lema Santos (com informação imprescindível sobre a nossa Marinha), o Ultramar terraweb e o dos especialistas da BA12, que tens pilotado com muita destreza. E é nestes que me vou concentrar.
Um abraço e até um dia destes,
vbriote, ex-alf mil Cmds CTIG, Brá, 1965/66
VB: Caro Companheiro Briote, antes de mais quero pedir-te desculpa de só agora editarmos esta tua mensagem,mas problemas com a colocação do filme no Blog,foram os principais responsáveis para tal.
Tive o privilégio de poder dialogar contigo,embora por pouco tempo,durante o Encontro da Tabanca Grande na Ortigosa,e na realidade a imagem que possuía de ti,foi a que me transmitis-te um grande CAMARADA.
Obrigado pelo excelente momento que nos fazes reviver através das imagens que gentilmente nos fizeste chegar através do filme que em cima reproduzimos. Gostaríamos que a tua assiduidade neste nosso espaço fosse mais constante,seria uma mais valia para o enriquecimento das nossas memórias relativamente ás nossas andanças pela Guiné durante o conturbado período da Guerra Colonial,vamos aguardar por esses momentos.
Um abraço para ti desta "tripulação"que anseia sempre a tua presença na "Linha da Frente"