segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VOO 1214 AO QUE CHEGARAM AS NOSSAS QUERIDAS "AUSTER'S".




Luis Santos
Enfº FAP Tete
Cacém




Ao visualizar um blog ex-ogma.bolgopost, não pude de deixar passar em branco, e escrever, o que acho, sobre a importância desta pequena aeronave, foi na Guerra do Ultramar. O Auster, foi fabricado pelo Auster Aircraft Limited em Inglaterra, desde 1938 a 1968.As Ogma fabricaram 148 destas aeronaves, tendo a FAP utilizado este avião no período de 1961 a 1976 no teatro da Guerra Colonial.
Esta aeronave, era bastante versatil, dado o seu pequeno porte e era utilizado para ligações, transporte de mantimentos, correio e evacuações de feridos, dado que as suas capacidades de descolar e aterrar, em espaços relativamente curtos, onde outras aeronaves, não o podiam fazer.


Fico com muita pena de ver estas aeronaves tão maltratadas, na BA9 Luanda, a data 1975, conforme fotos que envio:Base essa onde prestei Serviço Militar, com enfermeiro e onde terminei a minha comissão de serviço em Fevereiro de 1974.Este Novo País que surgiu com as Independência das Provincias Ultramarinas, devia de perservar estas aeronaves, e mesmo repara-las, colocando-as num espaço onde todos pudessem ver, faria parte da História recente deste País.
Luis Santos