segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VOO 1213 BEJA,3 DE OUTUBRO 2009,"A FESTA DOS HELICOPTEROS"



João Carlos Silva
Comdt. da Linha da Frente
Esp.MMA
Sobreda da Caparica


Companheiros da Linha da Frente,

Ontem tive o grato prazer de viajar com o Víctor Barata e o seu irmão Carlos para a BA11-Beja onde se realizou a festa dos helicópteros e onde também foi homenageada a esquadra 703 Vampiros.

Foto 1 - Da esqª dirª.Victor Barata,João Carlos (Os Comandantes),Carlos Barata,Pedro Garcia e um companheiro que não recordo o nome.

Aí chegados, foi o encontro com muitos companheiros que serviram a FAP nessas gloriosas máquinas os Aloutte III e também com alguns outros que tendo servido noutras áreas não quiseram deixar de marcar presença (eu incluído).

Foto 2 - O Aníbal Ribeiro,o Ten.Pil.João Ribeiro (Filho do Aníbal),Victor Barata e o Carlos Roseta do "Canibais".

Foto 3 - O Pedro Garcia,Jorginho,Ten.Elisabete (Rel.Púb.Rotores de Portugal),Victor Barata e o Pedro(Filho do Pedro Garcia).

Como muitos saberão, a esquadra 552 Zangões "...em perigos e guerras esforçados..." tem vindo a realizar anualmente uma festa onde também homenageia as esquadras de helicópteros que cumpriram as suas missões na Guerra Colonial. Creio que começaram com a esquadra 94 que esteve em Angola, depois os Saltimbancos (Angola), os Canibais (Guiné), Índios (Moçambique) e no dia 3 de Outubro os Vampiros (Moçambique).
Muitas tripulações dessas esquadras arriscaram a vida para que outros compatriotas a ganhassem com a chegada de um Alouette nas matas africanas.

Esta esquadra está a preparar a edição de um livro dos 50 anos do Aloutte III na FAP e, segundo a mensagem que nos foi transmitida, pretende que não seja apenas um livro com questões técnicas mas também com testemunhos de quem neles operou. Desta forma e para quem não sabe, aproveito para enviar os contactos para esse fim, pois seguramente que muitos de vós terão uma importante contribuição a dar:
- LIVRO 50 ANOS ALOUTTE III
- Tenente PILAV João Conde - jgilconde@hotmail.com
- Tenente PIL Ricardo Nunes - rfrnunes@gmail.com
Estes eventos são realmente especiais pois, desde o combinar do encontro, a preparação e a viajem, ao chegar à porta de armas o nervosismo a fazer-se sentir e depois o percorrer da base, as aeronaves estacionadas, o cheiro e o barulho dos motores a trabalhar e o convívio com companheiros que por lá passaram e que sentem a mesma paixão são os ingredientes de um dia em cheio e a repetir sempre.
Adicionalmente, o Víctor Barata sabendo que a minha missão enquanto especialista da FAP foi nos FIAT G91, teve o cuidado de me trazer um extraordinário filme “Dedicado à memória daqueles que morreram aos comandos do FIAT G-91” e que termina com a seguinte frase:
“ O FIAT G91 foi uma aeronave de eleição na história da Força Aérea Portuguesa, em torno de si criou-se um mundo muito particular, um espírito próprio que contagiou todos os que alguma vez com ele entraram em contacto, esse mundo e esse espírito estão vivos. “
Refiro esta frase, pois seguramente que todos os Especialistas nela se revêem, independentemente onde cumpriram as suas missões, e que na sua juventude abraçaram esta nobre missão.

Foto 4 - Da esqª/dirª.Luís Martins,Aníbal Ribeiro,Simão,Reis,Victor Barata,Castro,Pedro Garcia,
(?)(?)João Carlos,(?).

Esse mundo que vivemos e esse espírito estão bem vivos e depende de cada um de nós continuar a vivê-lo e a contá-lo para que seja cada vez mais conhecido e vivo continue, para sempre.

Saudações Especiais,
João Carlos Silva, MMA, 2ª/79, Jaguares (FIAT G-91)